Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG Campus Ribeirão das Neves são premiadas em concurso de redação da Harvard

publicado: 07/12/2023 14h07, última modificação: 07/12/2023 14h26

Quatro estudantes do IFMG Campus Ribeirão das Neves participaram do concurso de redação da Harvard Book Prize – uma iniciativa do Harvard Alumni Club of Brazil (HACB), organizada por um grupo de voluntários, ex-alunos(as) da Universidade Harvard, que moram no Brasil.

O Harvard Alumni Club of Brazil, que ofereceu a primeira edição do concurso em 2022, convida para participar alunas e alunos do ensino médio matriculados no segundo ano de escolas privadas ou públicas. Os estudantes do campus de Neves participaram em duas categorias: melhor redação em língua portuguesa, concorrendo com estudantes de escolas públicas, e melhor redação em língua inglesa, concorrendo com estudantes de escolas públicas e privadas. As duas redações em língua portuguesa, escritas pelas estudantes Sthefanny Vitória dos Santos e Laíssa Beatriz de Oliveira, ambas do 2º ano de administração, foram premiadas em 7º e 9º lugar, respectivamente.

Em sua redação, intitulada “Como as invasões e explorações ilegais dos territórios indígenas e o descaso social quanto à sua cultura prejudicam o cenário de preservação ambiental no Brasil”, a estudante Sthefanny discorreu sobre os diversos desafios enfrentados pelos povos originários brasileiros para que suas contribuições, tanto no eixo social e cultural, quanto para o eixo ambiental, sejam reconhecidas e respeitadas. A estudante fez críticas às invasões, às explorações capitalistas e ilegais de minérios nos territórios indígenas e à postura de descaso da sociedade quanto aos modos de vida e conhecimento biodiverso dos povos nativos. Além disso, postulou algumas soluções para tais questões sociais e culturais, que persistem devido a um contexto histórico de desconhecimento sobre a cosmologia indígena, desde o período colonial brasileiro. Todo o histórico de preconceito e opressão vivenciados pelos povos tradicionais refletem no contexto atual.

Já a estudante Laíssa, em redação intitulada “A valorização da biodiversidade brasileira e os fatores que influenciam sua conservação” escreveu sobre a importância dos povos originários e sua respectiva relevância para a conservação do meio ambiente brasileiro. A estudante ressalta que o Brasil enfrenta diversos obstáculos no que se refere à destruição da flora e da fauna, além do descaso com os próprios povos indígenas, que são os principais agentes no
cenário de combate à degradação do ecossistema e que possuem uma relação singular com a natureza, diretamente ligada com os seus valores e modos de vida. Nesse sentido, ela destaca fatores como a negligência governamental na efetivação da legislação, que assegura o bem-estar dos povos originários, e as práticas ilegais, tais como queimadas irregulares, garimpos e explorações, que levam a diminuição de áreas vegetais conservadas, refletindo, assim, os aspectos sociais considerados, como o lucro em detrimento a exploração da biodiversidade, uma vez que esses aspectos são perpetuados desde o processo de colonização europeia no Brasil.

Além das estudantes, participaram do concurso Gustavo Elias Azevedo (do 2º ano de informática) e Maria Clara Ferreira Silva (do 2º ano de administração), que escreveram em língua inglesa. Reconhecemos o mérito de suas redações!

Todos os estudantes participam do Projeto de Redação do IFMG e agradecem pela orientação da bolsista Julia Gabriela Oliveira de Faria, do 3º ano de administração, para a escrita da redação.

O IFMG parabeniza a todos pela brilhante participação no concurso e reconhece o belo trabalho do Projeto de Redação, conduzido pelas professoras Gláucia Xavier, Alcione Santos e Cassiane de Freitas, e realizado junto aos bolsistas do projeto.

Fonte: Prof. Rafael Barcellos, representante local da Diretoria de Relações Internacionais