Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes premiados em 2023 são homenageados em evento na Reitoria do IFMG

Estudantes premiados em 2023 são homenageados em evento na Reitoria do IFMG

Cerca de 100 alunos e seus respectivos professores coordenadores foram recebidos na sede do Instituto, em Belo Horizonte, em uma ação de reconhecimento pelo destaque em projetos, olimpíadas e outros programas de âmbito nacional e internacional
por Alice Oliveira publicado: 25/03/2024 11h38, última modificação: 25/03/2024 11h38

“Como é bom ver a Reitoria cheia com os nossos alunos. Trabalhei no Campus Bambuí durante a pandemia e é muito triste ver uma escola como aquela sem nenhum estudante. Vocês são a razão de ser do nosso Instituto, portanto, levem a marca e a identidade deste projeto tão bonito aonde quer que vocês forem”. Com essas palavras o reitor Rafael Bastos saudou os estudantes que compareceram à Reitoria do IFMG nos dias 20 e 21 de março.

O motivo da visita foi uma homenagem a cerca de 100 alunos de todos os campi do instituto que se destacaram nas mais diversas áreas e atividades - nacional e internacionalmente - durante o ano de 2023. Os discentes foram acompanhados por seus orientadores e coordenadores, também reconhecidos como responsáveis pelas conquistas.

“Me senti muito prestigiado e orgulhoso. Essas atitudes motivam os estudantes a continuarem executando projetos, pesquisas e outras ações dentro do instituto."
Mateus Damasceno - Campus Ponte Nova

Cauã Chaves, estudante do Campus Valadares, onde cursa o técnico em Meio Ambiente, foi medalhista de ouro na Olimpíada Canguru de Matemática no ano passado. “Foi muito gratificante. Fiquei feliz pelo reconhecimento do meu esforço e que contribuí para o reconhecimento da imagem do IFMG. Isso me incentiva a buscar cada vez mais um bom desempenho nas olimpíadas e também em geral”, comemora o estudante, que pretende ingressar na UFMG para estudar Matemática após concluir o ensino médio.

Patrícia Vital cursa o 7º período de Biologia no Campus Bambuí e foi homenageada pelo desempenho em um projeto de extensão que venceu a Semana de Iniciação Científica da unidade. Ela, que pretende se especializar na área de Zoologia, conta que não cursou o ensino médio no IFMG e sentiu a diferença. “Acho o Campus muito completo, em relação a laboratório, salas de aulas e professores, inclusive senti um baque grande, por ter tido um estudo precário nos ensinos fundamental e médio. Para quem está concluindo o ensino fundamental, se tiver oportunidade de ingressar em algum IF, eu recomendo”.

Irmãs Ana e Amanda.jpegAs irmãs Amanda e Ana Clara Albuquerque (ao lado), aluna e ex-aluna do curso Técnico em Automação Industrial do Campus Itabirito, foram premiadas, respectivamente, na Olimpíada de Robótica e na Obmep 2023. "Foi gratificante, deu para ver que valeu a pena ter estudado, me dedicado e esforçado, para que no futuro possamos colher os frutos do que plantamos", diz Ana Clara, sobre o evento na Reitoria. Amanda, que teve o primeiro contato com a Robótica no Instituto, afirma que a participação nas competições contribuiu para seu aprendizado e para o crescimento pessoal. "Pretendo seguir nesta área e cursar Engenharia Aeroespacial", conta.

Carolina Stephany Reis, do Campus Betim, destaque no programa Power 4 Girls, da Embaixada Americana, engrossa o coro dos estudantes que vêm o evento de reconhecimento promovido pelo IFMG como um incentivo a mais para que os discentes participem de projetos e competições. "(A vinda à Reitoria) traz mais visibilidade para o Campus, para os projetos, incentiva mais e mais alunos, porque mostra que não é só 'fazer por fazer', a gente tem uma gratificação e é reconhecido pelos projetos", aponta.

Outro discente que compareceu à Reitoria foi o Mateus Damasceno, do Campus Ponte Nova. Ele ficou conhecido no final do ano passado, quando se tornou o representante de Minas Gerais no programa Parlamento Jovem Brasileiro. “Me senti muito prestigiado e orgulhoso com o ato. Essas atitudes motivam os estudantes a continuar executando projetos, pesquisas e outras ações dentro do instituto e me senti abraçado por todos servidores da Reitoria”.

Maryssa Layane também gostou da homenagem. “Eu achei uma iniciativa muito promissora da Reitoria, visto que isso influencia muito os alunos a participarem sempre dessas olimpíadas”, conta. Ela foi medalhista de bronze na Olimpíada Canguru de Matemática 2023 e quer continuar no Instituto. “Ao concluir o ensino médio e o meu curso técnico, pretendo ingressar no IFMG novamente para me graduar na área da Engenharia Civil”.

Os estudantes tiveram oportunidade de conhecer a Reitoria e um pouco do trabalho das pró-reitorias e diretorias que funcionam no local, levando ao prédio um "clima" diferente. "A presença dos alunos confere 'cara de escola' à Reitoria, vocês são motivo de orgulho, reconhecer todo o mérito dos seus trabalhos é motivo de muita alegria", afirmou o pró-reitor de Ensino, Mário Alvarenga.

Estudantes aproveitaram para conhecer setores da Reitoria