Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes produzem site, jogos e artigo para divulgar mulheres cientistas

Estudantes produzem site, jogos e artigo para divulgar mulheres cientistas

por Gabriela Nunes publicado: 26/06/2020 15h17, última modificação: 26/06/2020 15h24

O ano de 2020 desenrola-se em uma sucessão de acontecimentos inesperados, dentre eles, a pandemia do COVID-19. A situação tem afetado diversos setores da sociedade, em variadas maneiras e escalas, levando-nos a reconstruir as interações sociais e a forma que interagimos e nos conectamos.

Foi neste cenário que as alunas Ana Luiza Milson, Marcella Ferreira e Luísa Laboissiere do IFMG Ribeirão das Neves uniram-se virtualmente a outras estudantes do CEFET-MG e desenvolveram um site com o objetivo de divulgar os grandes feitos por mulheres cientistas. O site desenvolvido é composto por três jogos educacionais que podem ser acessado a partir do link: http://bitgirls.dcc.ufmg.br/elas-na-ciencia/. A iniciativa integra o projeto Bytes e Elas, do CNPq, que estimula a participação de mulheres na Ciência. Além dos jogos foi também publicado um artigo científico sobre o trabalho, tudo feito a distância por meio de reuniões em videoconferência e comunicadores online.

O projeto em si já foi motivo de muito orgulho. Melhor ainda são os resultados: o artigo escrito pelas alunas intitulado “Elas na Ciência: Um website com Jogos para Divulgar Personalidades Femininas” foi aprovado para publicação e apresentação como artigo longo no XV WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT) 2020. O evento possui como temática principal discutir assuntos no âmbito da tecnologia da informação e de gêneros. Dos 64 trabalhos inscritos na categoria artigos longos, como o produzido pelas alunas, apenas 16 foram aceitos, constituindo uma taxa de aceitação de 25%. O artigo traz os resultados das observações das jovens acerca de usabilidade dos jogos que desenvolveram, seu conteúdo, aparência e outros aspectos. O trabalho foi orientado pelo professor Daniel Hasan Dalip (CEFET-MG), a professora Michele Brandão (IFMG) e a professora Mirella Moro (UFMG).

Clique aqui e veja o vídeo produzido pelas alunas.

Nesse contexto marcado por tantos eventos infortúnios, como distanciamento social, ausência de aulas e maior afastamento do ambiente escolar, tomar conhecimento de um incidente positivo, pode ser de motivo de alegria e conforto em nosso dia.  Essa iniciativa, que faz parte do projeto Bytes e Elas do CNPq, foi uma ótima oportunidade para todos os envolvidos e um orgulho enorme para os professores. Esperamos com essa notícia, compartilhar com todos uma parcela de alegria, além de despertar boas lembranças dos estudos.

Ana Luiza S. Milson         Luísa M. Laboissiere        Marcella D. Ferreira       Michele A. Brandão

Indra M. C. Dias Ribeiro        Izabela A. Andrade         Julia M. M. Gonçalves      Daniel H. Dalip

Mirella M. Moro