Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG e Prefeitura de Ribeirão das Neves avançam em parcerias de cursos e formas de atendimentos
conteúdo

Notícias

IFMG e Prefeitura de Ribeirão das Neves avançam em parcerias de cursos e formas de atendimentos

por Gabriela Nunes publicado: 04/07/2019 15h58, última modificação: 04/07/2019 15h58

Reuniram-se, pela terceira vez, a Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SMDSC) da Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves e o IFMG/Campus Ribeirão das Neves, ontem, 03 de Julho, às 09h na SMDSC. 

Do IFMG/Campus Ribeirão de Neves, a Diretora-Geral Maria das Graças e Allysson Morais (assistente social). Heglley Camila Andrade (Gerência de Proteção Social Básica), Natália Lino Silva (Cadastro Único), Lina Santana Fernandes (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), Marcela Santos Lima (Gerência da Inclusão Produtiva e Economia Solidária), Rafaella dos Santos Gomes (Planejamento da Secretaria), Silvana Rezende Santana (Gerência da Proteção Social Básica), representando a Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves. 

Maria das Graças teve a oportunidade de expor o Projeto de Extensão "Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares: Formação e Desenvolvimento de Cooperativas Populares como Instrumento de Geração de emprego e Renda". Marcela apresentou parte de seu trabalho e foi possível estabelecer uma relação entre o Projeto e a Economia Solidária do município. 

Allysson fez uma nova explanação sobre o Projeto "APPlicando Ideias", que se trata de um curso de 240 horas de Desenvolvedor de Aplicativos para Dispositivos Móveis. O público-alvo são, em sua maioria, usuários da Assistência Social do Município (18 vagas) e estudantes que recebem Bolsa Permanência e membros dos seus núcleos familiares (12 vagas). 5 vagas serão destinadas aos estudantes do Curso Técnico em Informática (Campus). A partir da explanação, os presentes desenharam um cronograma de atividades prevendo o início do curso no dia 12 de Agosto. Ficou como uma sugestão que o curso fosse desenvolvido no Veneza (Região de Ribeirão das Neves), o IFMG procuraria avaliar tal demanda. 

Foram relembrados possíveis cursos a serem desenvolvidos em um Telecentro do Bairro Areias, estrutura que será conversada com os professores da área e possibilidades de recursos para viabilizar o curso também desenhadas. Também discutiu-se sobre documentos que celebrariam a parceria entre as instituições e possíveis prazos. 

Por fim, ficou agendado para o dia 21 ou 22 de Agosto, um mutirão de cadastramentos e atualizações no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CADúnico) para estudantes do Programa Bolsa Permanência (IFMG), facilitando as possibilidades de acesso aos direitos e estreitando suas relações com a SMDSC.