Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG publica 4ª edição do Anuário Piben

IFMG publica 4ª edição do Anuário Piben

Publicação traz 13 projetos de ensino produzidos no Instituto no ano de 2022
por Alice Oliveira publicado: 28/12/2023 20h10, última modificação: 28/12/2023 20h10

Publicada em 20 de dezembro, a IV edição do Anuário dos projetos do Programa Institucional de Bolsas de Ensino (Piben) do IFMG traz 13 artigos, distribuídos em três áreas temáticas. A primeira delas,  “Estratégias para superação das defasagens educacionais de estudantes do 1º ano do Ensino Técnico Integrado no IFMG”, é uma abordagem necessária, especialmente num contexto de pós-pandemia no qual os trabalhos foram produzidos. Dentre os artigos elaborados estão o “Remat - resgatando a Matemática básica” (Sabará) e “Lamp: Lições Auxiliares em Matemática e Português” (Bambuí). que utilizaram encontros presenciais e virtuais para solucionar as principais dificuldades dos discentes durante o primeiro ano do ensino médio.

A segunda área temática trata das  “Políticas de ações afirmativas: trajetória, permanência e o acolhimento dado aos alunos ingressantes por cotas raciais”. Destaque para o “Com Ciência Negra” (Bambuí), projeto cujo objetivo é implementar a história e cultura afro-brasileira no ensino de Química.

Por fim, o terceiro tema diz respeito ao “Ensino das áreas de conhecimento no novo ensino médio de forma integrada”, que traz sete projetos. Um deles é  “Astronomia como apoio ao ensino de Física e Ciências da Natureza” (Campus Ibirité),  que utiliza  conceitos de Astronomia no ensino das disciplinas de Física e Química. O projeto também traz a Astronomia Indígena como base para discussões socioculturais, inseridas em aulas de História.

Piben
O Anuário de Projetos de Ensino é resultado de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino e a Diretoria de Comunicação. A criação do programa ocorreu por meio da Resolução 43/2018

Acesse a IV edição do Anuário do Priben e boa leitura!