Você está aqui: Página Inicial > Notícias > III IFMG Debate discute conceitos e instrumentos da avaliação da aprendizagem

III IFMG Debate discute conceitos e instrumentos da avaliação da aprendizagem

por Gabriela Nunes publicado: 14/09/2017 09h35, última modificação: 13/09/2017 21h12

O III IFMG Debate reuniu servidores do campus em uma roda de conversa sobre “Avaliação: conceitos e instrumentos”.

A palestrante foi a Professora Bréscia França Nonato, pedagoga, mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bréscia é professora licenciada dos anos iniciais do ensino fundamental na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e compõe o conselho editorial da Revista Docência no Ensino Superior. Além disso, ela já atuou como professora substituta no setor de Sociologia (2013), no setor de Didática (2017) da Faculdade de Educação da UFMG e  possui estudos e trabalhos nas seguintes temáticas: juventude(s) e desigualdades escolares, sociologia do ensino superior, escolha dos cursos superiores, aprendizagem colaborativa e formação de professores.

Durante a roda de conversa, Bréscia promoveu uma reflexão sobre as possibilidades de avaliação da aprendizagem nos dias atuais à luz dos que dizem teóricos como Antoni Zabala e Philippe Perrenoud.  Também nos fez refletir sobre por que, o que, quem e como avaliar, levando-nos a perceber que mudar a forma de avaliar significa mudar toda a prática pedagógica. Dessa forma, as nossas escolhas metodológicas são fruto da concepção que temos do que é Educação!

O IFMG Debate é uma ação do NAEE (Núcleo de Apoio ao Educando e ao Educador) do IFMG Ribeirão das Neves que objetiva reunir o corpo docente para discutir temáticas relacionadas ao fazer pedagógico na educação básica, tecnológica e superior.