Notícias
Informática Básica no IF: Projeto #SouAlterosa
Desde o dia 12/08, sempre aos sábados, no Campus Ribeirão das Neves do IFMG, alunos do curso Técnico Integrado em Informática estão ministrando como estagiários um curso de Informática Básica para os moradores do Residencial Alterosa. Pela iniciativa dos coordenadores do projeto #SouAlterosa, Paulo Magalhães, José Augusto e Claudia Brandão, sócios fundadores do Núcleo de Assessoria, Planejamento e Pesquisa (NAPP); pelo coordenador do curso Técnico Integrado em Informática, professor Moisés Pereira; pela conselheira comunitária Adenilce Amorim, pelo coordenador da Extensão, professor Paulo Thomaz; e com o apoio do diretor geral, professor Charles Diniz, e da diretora de ensino, professora Maria das Graças, o curso de Informática Básica vem ganhando efetiva projeção socioeducativa entre a instituição de ensino e a comunidade.
O Projeto #SouAlterosa trata-se de um consórcio de organizações sociais (ISER, NAPP e IBC), fruto do programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território (DIST) com o apoio do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. O objetivo geral do projeto é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias moradoras do Residencial Alterosa, um empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida localizado na regional do Veneza, no município de Ribeirão das Neves/MG, região metropolitana de Belo Horizonte.
Os professores Daila Fonseca, Cláudio Brandão e Luiz Drummond compõem também o corpo de coordenadores do curso de Informática Básica, dando suporte aos estagiários durante a semana e, principalmente, nas aulas aos sábados.
A professora Daila Fonseca enfatizou a importância desse tipo de projeto de extensão para a comunidade e comentou sobre o convite que recebeu para participar como coordenadora do curso: "Eu estava com muita vontade de promover um projeto com esse intuito e quando fui convidada para participar desse projeto de Informática Básica para o #SouAlterosa fiquei animada, pois isso ajuda a promover mais vertentes de uma educação cada vez mais inclusiva".