Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Maria das Graças de Oliveira reconduzida como Diretora-Geral do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Ribeirão das Neves

A cerimônia da posse aconteceu na noite da última terça-feira (14 de novembro) no auditório do Campus Ribeirão das Neves
por Alice Oliveira publicado: 17/11/2023 16h31, última modificação: 20/11/2023 14h56

No evento, estiveram presentes compondo a mesa Rafael Bastos Teixeira, Reitor do Instituto Federal de Minas Gerais, e Dolores Kícila Alves Carlos, Secretária Municipal de Educação de Ribeirão das Neves. Compareceu também o primeiro diretor do campus, João Bosco de Oliveira Perdigão, que demonstrou seu apoio à atual diretora. Além disso, servidores e alunos marcaram presença e foram homenageados por Graça em seu discurso. Como forma de agradecimento, a professora ressaltou: “Eu só estou aqui sendo reconduzida porque eu tenho uma equipe dessa comigo, não posso deixar de agradecer. Muito obrigada a todos.”

Houve uma apresentação musical realizada pelos estudantes Pedro Henrique e Gabriel Yugui, ambos do curso de Eletroeletrônica, na qual eles tocaram a música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento.

Em seu discurso, Maria das Graças pontuou: “Julgo que uma das principais motivações da política administrativa é a de identificar, pelo contato aberto internamente com a comunidade acadêmica, como ela visualiza seu futuro para retirar dessa imagem o seu próprio destino, os grandes objetivos que devem orientar o programa de desenvolvimento desse campus. Portanto, quero trabalhar em consonância com a comunidade acadêmica”. Ainda deixou claro que pretende administrar olhando para frente e não para o retrovisor.

Após afirmar que as diferenças não são negativas e que pretende desconsiderar as polarizações no processo de pensar no que é melhor para o coletivo, a diretora agradeceu dizendo: “Muito obrigada a todos os que contribuíram e contribuem para que eu não esteja sempre igual, mas caminhando em constante processo de transformação e de crescimento. Coragem, determinação e bons propósitos nunca me faltaram, ciente, como diz Guimarães Rosa, de que ‘o que a vida quer da gente é coragem’”.

Currículo

A professora Maria das Graças de Oliveira possui graduação em Letras e em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. De 1987 a 2014, foi professora do Centro Universitário Newton Paiva, onde também exerceu a coordenação do curso de pós-graduação. Também exerceu atividade docente na faculdade São Camilo de Minas Gerais, no Instituto Belo Horizonte de Ensino Superior e na Fundação Universidade de Itaúna. Desde 2014 é professora dos cursos técnicos e superiores do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ribeirão das Neves, onde tem dedicação exclusiva. Neste campus, já foi diretora de pesquisa, inovação e pós-graduação, coordenadora do curso de bacharelado em administração e diretora de ensino. Desde 2019, responde como diretora-geral, sendo agora reconduzida ao cargo para mandato até 2027.