Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra: Língua de Herança – Língua Brasileira de Sinais

Palestra: Língua de Herança – Língua Brasileira de Sinais

por Gabriela Nunes publicado: 16/05/2018 17h30, última modificação: 16/05/2018 17h33

No último sábado, dia 12/05, recebemos a  visita ilustre da professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ronice Muller de Quadros. Além de idealizadora e professora do curso de Letras Libras da UFSC que hoje tem um polo em funcionamento em nosso campus, Ronice é uma referência mundial em pesquisas em Língua de Sinais, principalmente nas áreas de Aquisição da Linguagem, Gramática da Libras e Políticas Educacionais para a pessoa surda.

Ronice abordou a forma como os filhos ouvintes de pais surdos, os CODAS (Children with Deaf Parents) recebem a língua de sinais como uma herança por parte de seus pais, além de suas múltiplas possibilidades de relações com essa língua e com a Comunidade Surda. Temática discutida em seu mais recente livro: Língua de Herança: Língua Brasileira de Sinais.

DSC_0160.JPG

A palestra só foi possível devido a uma parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que custeou as passagens para que Ronice participasse de uma banca de mestrado e também de uma palestra na instituição, nos dias que antecederam a visita ao IFMG.

Contamos com um público de aproximadamente 160 pessoas, entre alunos do Letras Libras do polo e de outras instituições; alunos de extensão em Libras do campus; estudantes e professores do Curso Técnico de Tradução e Interpretação em Libras da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais das cidades de Belo Horizonte e de Divinópolis; servidores de vários campis do IFMG; servidores da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); funcionários da Escola para Surdos AAvida em Divinópolis; dentre outros.

DSC_0067.JPG

O evento ministrado em Libras contou com a interpretação para a Língua Portuguesa realizada pela coordenadora do polo do Letras/Libras, Débora Goulart juntamente com a presidente da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais, Sônia Marta de Oliveira, reconhecida tradutora e intérprete de Libras e professora de surdos. Servidores do campus estiveram envolvidos também na organização do evento e na tradução e interpretação, são eles: Gilberth Santos, Jefferson Botelho e Milca Campos.

DSC_0010.JPG

Foram arrecadados 60 kg de alimentos típicos de Festa Junina, doados à Escola Estadual Francisco Sales em Belo Horizonte, que atende crianças e adolescentes surdos de BH e região metropolitana.

Veja todas as fotos do evento na página oficial do campus no facebook.