Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Plataforma +IFMG alcança a marca de 10 mil usuários cadastrados

Plataforma +IFMG alcança a marca de 10 mil usuários cadastrados

Com a finalidade de incentivar a qualificação do público externo e o aperfeiçoamento da expertise institucional em EaD, atualmente a plataforma conta cerca de 50 cursos em oferta.
por Gabriela Nunes publicado: 25/08/2021 09h45, última modificação: 25/08/2021 09h45

A Plataforma +IFMG, ambiente de capacitação profissional a distância, acaba de atingir a marca de 10 mil pessoas cadastradas, com participantes de todos os estados do Brasil.

Com a finalidade de incentivar a qualificação do público externo e o aperfeiçoamento da expertise institucional em EaD, atualmente a plataforma conta cerca de 50 cursos em oferta, nas mais diversas áreas. Entre elas, destacam-se: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Saúde, Trabalho, Concursos e Vestibulares, Idiomas.

De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão, os cursos com maior procura são “Docência e Tutoria EaD”, “Introdução ao Transtorno do Espectro Autista” e “Redação para o Enem”. Esse último inclui mais de cinco mil inscritos.

Em setembro, entrará em oferta, ainda, o “Pré-IFMG”, com o objetivo de capacitar alunos interessados em ingressar nos cursos regulares integrados disponibilizados pela Instituição. A capacitação será dividida nos módulos Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas.

Perfil do público

Bem diversificado, o público cadastrado na plataforma inclui desde alunos participantes de qualificações básicas em Informática, preparatório para concursos e cursos para funções administrativas, por exemplo; até cursos mais específicos que lidam com técnicas avançadas de programação e automação industrial. De acordo com o diretor de Extensão, Niltom Vieira, nota-se, também, presença marcante de professores nos cursos de qualificação para a docência.

Para 2022

Novidades estão em andamento, segundo a Proex, para o próximo ano. O planejamento envolve a oferta de qualificação nas áreas Jurídica, de Tecnologia, Alimentos e Idiomas, com a estreia de cursos de inglês, espanhol e francês.

Para Vieira, “atingir esta expressiva marca, em apenas três meses de oferta, mostra que a Plataforma +IFMG está cumprindo um dos objetivos mais importantes da Rede Federal, que é dar oportunidade, capacitar e transformar a vida das pessoas”, explica. Ele destaca, ainda, o envolvimento e a participação dos servidores de todas as unidades do Instituto. “A Proex e os setores de Extensão dos campi estão motivados a fazer o +IFMG crescer ainda mais”, finaliza.

O pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes, esclarece que o trabalho do programa +IFMG, que contempla a plataforma de cursos, a Rádio +IFMG, o Centro de Memória e outras ações em desenvolvimento, teve início em 2019, antes mesmo da pandemia. “Este trabalho ganhou ainda mais importância no contexto de desemprego e sofrimento que enfrentamos. Para muitos, ter a possibilidade de se capacitar gratuitamente, aprender uma profissão e receber certificado de um Instituto Federal abre oportunidades reais de trabalho e dignidade”, explicita.

O que dizem os participantes

Cleide Rosa | Santa Catarina, do curso “Auxiliar de Escritório”:

“Parabenizo pela organização e pela riqueza do conteúdo do e-book e dos vídeos. Muito obrigada pela oportunidade!”

“Parabenizo a Instituição pela iniciativa em democratizar o conhecimento. O que uma conexão à Internet e um celular podem fazer pela educação é imensurável. Muito obrigada!”    (Ana Cláudia | SP, do curso “Redação para o Enem”)

Maria Luiza | Minas Gerais, do curso “Planilhas Eletrônicas na Gestão”.

“Eu aprendi muito. Vocês estão oferecendo oportunidade de crescimento profissional para muitos que não têm condições financeiras. Parabéns aos envolvidos!”

José Agnaldo | Maranhão, do curso "Ensino e Aprendizagem: Teorias, Métodos e Avaliação".

"Como observamos, o curso é de uma qualidade incomparável, muito bom mesmo! A Instituição está de parabéns. Muito obrigado pela oportunidade!"

Ana Paula | Pernambuco, do curso “Docência e tutoria EaD”

“Agradeço a iniciativa, vocês não sabem o que proporcionaram a tantos brasileiros!”

Acesse a Plataforma +IFMG