Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prefeitura inicia obras do novo acesso ao Campus
conteúdo

Notícias

Prefeitura inicia obras do novo acesso ao Campus

Aguardada desde 2016, pavimentação de rua vai facilitar chegada ao IFMG por pedestres e veículos. A nova portaria de entrada no campus passará a funcionar já no início do ano que vem.
por Gabriela Nunes publicado: 26/11/2021 10h25, última modificação: 26/11/2021 10h35

Estudantes e servidores passarão a contar, a partir de janeiro de 2022, com um novo acesso para chegar ao campus do IFMG em Ribeirão das Neves. Essa é a previsão da Prefeitura da cidade, que iniciou nesta semana as obras de pavimentação da via que ligará a unidade até a Rua Vera Lúcia de Oliveira Andrade. A intervenção urbana é bastante aguardada pela comunidade escolar, já que está prevista desde 2016, ano da inauguração do campus.

De acordo com o diretor de Administração, Philipe Fioravante da Silva, o novo acesso, que tem aproximadamente 500 metros de distância, receberá a pavimentação ainda este ano. O asfalto será aplicado após a fase de terraplanagem e nivelamento da rua. Já no ano que vem, após o período das chuvas, a Prefeitura de Ribeirão das Neves fará a drenagem da via, além da instalação de um ponto de ônibus próximo à portaria.

O acesso vai facilitar a vida dos estudantes, uma vez que haverá linhas de ônibus urbanos que passarão a incluir a sede do IFMG em seus itinerários. Atualmente, o transporte coletivo não atende o campus. Grande parte dos alunos se desloca a pé vindo do centro da cidade. Um trajeto que dura cerca de 30 minutos. Com a nova portaria, que passará a ser utilizada como a principal, o acesso será mais fácil tanto para os pedestres como para os veículos, que terão a opção de chegar ao campus via Rua Cataguases e Rua Vera Lúcia de Oliveira Andrade.

“As obras representam um avanço e trarão maior acessibilidade para nossos alunos, professores, técnicos e toda a comunidade ao campus. Agradecemos a todos que contribuíram para que a obra fosse realizada ainda este ano”, afirma a diretora-geral, Maria das Graças de Oliveira.

Bloco didático

Além do acesso, o Campus Ribeirão das Neves iniciou a licitação para a construção do novo bloco didático, cujo valor está estimado em R$ 4.698.416,42. O prédio será composto por três pavimentos, contendo 12 salas de aula. O projeto prevê a sustentabilidade tanto na forma energética quanto no reaproveitamento de água da chuva. 

Novo bloco didático.jpegA diretora-geral, Maria das Graças, relata a importância da obra. “O projeto viabilizará a ampliação em 100% das vagas, podendo chegar a 2400 alunos por ano. O campus contribuirá com a inserção de mais profissionais qualificados no mercado de trabalho, promovendo desenvolvimento regional, emprego e renda”, destaca.

O projeto foi realizado pela equipe da Diretoria de Infraestrutura da Reitoria, juntamente com a empresa Projeta Engenharia Ltda, e reflete a necessidade de ampliação do campus para cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O cronograma prevê a finalização da obra em 2023.