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Seminário "Neurociência e Inclusão" reúne especialistas e fortalece práticas inclusivas
No sábado, dia 16 de agosto de 2025, aconteceu o Seminário Neurociência e Inclusão, um evento promovido pela Clínica D’Brincar, em parceria com o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE). Foi um dia inteiro de imersão em temáticas voltadas à inclusão, com a presença de diversos profissionais referência na área.
As atividades foram abertas por Gilberth Santos, coordenador do NAPNEE, que deu início ao evento com a participação da musicoterapeuta Geiza Anny, encantando o público com sua apresentação sensível e envolvente.
A primeira palestra do dia, “O olhar clínico para a inclusão escolar”, foi conduzida pela neuropsicopedagoga Denise Batista, diretora da Clínica D’Brincar. Ela trouxe uma introdução ao conceito de neurociência e discutiu os principais desafios enfrentados no processo de inclusão escolar.
Na sequência, o público teve o privilégio de assistir à palestra da médica Dra. Lisandra Rodriguez, cubana de nascimento e residente no Brasil desde sua formação em Medicina da Família. Ela apresentou o tema “Comportamentos disruptivos nem sempre são transtornos”, proporcionando uma verdadeira aula sobre a correta interpretação dos comportamentos humanos e o cuidado para não patologizar o que é apenas diferente.
Após o coffee break, o seminário seguiu com a palestra dos psicólogos Deivid Sampaio e Juliana Ventura, sócios do Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil (CEDIN) e do CRIAR – Instituto de Desenvolvimento Infantil. A dupla abordou o tema “Intervenção precoce: a parceria que transforma”, trazendo estratégias práticas e reflexões importantes sobre o papel da família e da escola nos primeiros anos de desenvolvimento.
Na parte da tarde, o evento retomou com um momento de pausa ativa, conduzido pelo psicomotricista Carlos Emanoel, que trouxe dinâmicas com músicas e práticas de motricidade, preparando o público para a segunda etapa das atividades.
A fonoaudióloga Amanda Souza deu sequência com a palestra “Comunicar para incluir: o encontro entre a escola e a fonoaudiologia”, abordando os desafios comunicativos no ambiente escolar e reforçando a importância da atuação conjunta entre profissionais da saúde e da educação.
Na sequência, as psicólogas Andréia Padilha, Madeleine Chaves e Nathália Freitas apresentaram a palestra “Além do diagnóstico: o impacto da neuropsicologia na infância”, onde discutiram os conceitos de neuropsicologia, avaliação neuropsicológica e os potenciais da neuroplasticidade para o desenvolvimento infantil.
Para encerrar com chave de ouro, o Dr. Igor Loureiro, neuropediatra e especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizou uma palestra sobre TEA e TDAH, compartilhando exemplos reais de atendimentos clínicos, diagnósticos e avanços significativos na qualidade de vida de pacientes e seus familiares.
Ao longo do dia, também foram realizados sorteios de brindes para o público presente, promovendo momentos de interação e descontração.
Gilberth Santos, coordenador do NAPNEE, destacou a importância da presença de nomes relevantes na área da inclusão, como Ana Paula Patente, idealizadora do projeto Inclusão na Prática, e Nayane Ribeiro, gerente de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão das Neves.
Segundo Gilberth, a inclusão é uma construção coletiva e contínua:
“Ferramentas, formação e informação estão disponíveis. A dificuldade em lidar com a inclusão, nos dias atuais, não está na falta de formação, mas na disponibilidade e no desejo de se capacitar. Quando priorizamos a formação, não enfrentamos tantas dificuldades no dia a dia ao lidar com o diferente.”
O Seminário Neurociência e Inclusão foi, sem dúvida, um marco de inspiração e aprendizado para todos os participantes, reforçando o compromisso com uma educação mais inclusiva, empática e transformadora.
