Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sisu 2023: Resultado 4ª Chamada

Sisu 2023: Resultado 4ª Chamada

Candidatos que fizeram a Manifestação de Interesse na lista de espera do SISU 2023 deverá fazer manifestação de interesse no IFMG Campus Ribeirão das Neves.
por Gabriela Nunes publicado: 16/03/2023 16h00, última modificação: 31/03/2023 11h54

MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta terça-feira, 28, o resultado da chamada regular do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do primeiro semestre de 2023. Os candidatos aprovados para o IFMG devem agora atentar para o processo de matrícula, que ocorre entre 2 e 8 de março nas 17 unidades da instituição que ofertaram vagas em cursos superiores.

CONFIRA O RESULTADO DO SISU 2023 - Chamada regular

Os candidatos puderam escolher duas opções de curso e a classificação foi feita pelo MEC com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Aqueles que não tiverem sido aprovados para esta primeira chamada regular podem manifestar interesse em participar da lista de espera, entre 28 de fevereiro e 8 de março. Neste caso, o candidato deve escolher se deseja concorrer na 1ª ou na 2º opção de curso indicada na inscrição. Os resultados serão divulgados pelas próprias instituições, a partir do dia 13 de março.

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE DO SISU 2023 - ATÉ DIA 15/03/2023

2ª CHAMADA - RESULTADO DA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE - Publicado em 16/03/2023

3ª CHAMADA - Publicado em 23/03/2023

4ª CHAMADA - Publicado em 31/03/2023

O resultado da manifestação de interesse no IFMG Campus Ribeirão das Neves será publicado na página do campus no dia 16/03/2023.
A matricula dos alunos que foram selecionados no número de vagas e que participaram da manifestação de interesse na instituição será do dia 17/03/2023 ao dia 21/03/2023.

Matrículas

Confira, a seguir o período de matrícula e os contatos para mais informações para os aprovados nos campi do IFMG. As matrículas serão realizadas pela internet em sistema próprio, no período definido pelas unidades - à exceção de Ipatinga, que fará o processo presencialmente.

Documentos para matrícula, comuns a todos os candidatos:
a) Uma foto recente 3x4;
b) CPF próprio;
c) Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de trabalho ou Carteira nacional de habilitação (CNH) ou Carteira profissional ou Passaporte. Em qualquer caso, é obrigatória a apresentação de um documento oficial que contenha os dados do RG (número, órgão expedidor, unidade da federação);
d) Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 a 45 anos;
e) Certificado e Histórico escolar de conclusão do Ensino Médio;
f) Declaração de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, caso não tenha os documentos solicitados no item "e". Na declaração deve constar que o candidato cursou e concluiu todo o Ensino Médio em Escola Pública e que não possui dependência. Caso o candidato apresente a declaração que não conste esta informação, o mesmo deverá substituir a declaração apresentada por outra, contendo a informação solicitada em até 5 (cinco) dias úteis após sua matrícula, sob pena de, caso não promova a substituição, a mesma ser cancelada. No prazo máximo de trinta dias, o candidato deverá anexar o Histórico Escolar sem pendência;
g) Autorização para reprodução e divulgação de imagem e voz (ANEXO IV, no caso de candidatos menores de 18 anos, ou ANEXO V, no caso de candidatos maiores de 18 anos);
h) Documento de identidade do responsável legal (responsável pela matrícula), no caso de menores de 18 anos. Caso a matrícula seja solicitada por um procurador, este deverá anexar uma procuração específica para este fim, bem como um documento pessoal com foto.
Atenção: Os candidatos convocados devem ficar atentos aos documentos necessários para a matrícula, bem como os documentos específicos para aqueles aprovados pela reserva de vagas (cotas). A lista completa dos documentos exigidos está disponível no Termo de adesão, item 4 (páginas 60 e 61).  Os termos e declarações específicos para os candidatos aprovados pela reserva de vagas e ação afirmativa estão disponíveis aqui
O candidato que se inscrever para as vagas destinadas aos negros (pretos ou pardos) ou indígenas - L2, L6, L10 e L14 - deverá passar por processo de heteroidentificação presencial (entrevista) complementar à autodeclaração realizada pelo candidato, em data definida pelo respectivo campus de aprovação.

Dados sobre matrícula

Ribeirão das Neves

1ª chamada:
Sisu: 02 a 08/03
Processo Seletivo IFMG: 04 a 07/03

2ª Chamada Manifestação de interesse SISU: até dia 15/03/2023

3ª Chamada Sisu: 23 a 27/03

4ª Chamada Sisu: 31/03/2023 a 03/04/2023

Orientações para matrícula

secretaria.ribeirao@ifmg.edu.br

Processo seletivo próprio

Também está prevista para esta terça, 28 de fevereiro, a divulgação do resultado final do processo seletivo próprio do IFMG para cursos superiores - Vestibular 2023. Os candidatos que se inscreveram neste processo - cuja classificação leva em conta as notas do Enem dos últimos dez anos - devem acompanhar o site e as redes sociais da instituição ao longo do dia para conferir as orientações a respeito.