Você está aqui: Página Inicial > Alunos de Automação Industrial e Eletrotécnica fazem visita técnica na usina hidrelétrica de Furnas

publicado: 02/07/2024 16h52, última modificação: 08/07/2024 12h19

Nesta última terça-feira, dia 25 de junho, os estudantes dos cursos técnicos em Automação Industrial e Eletrotécnica (cursos vinculados ao programa Trilhas de Futuro), tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Usina Hidrelétrica de Furnas, localizada no município de São José da Barra.

Acompanhados pelos professores Carlos Magno Almeida e João Victor Costa, os estudantes conheceram a história da Eletrobras Furnas, o funcionamento e a estrutura hierárquica do setor elétrico brasileiro. A visita contou com explicações detalhadas sobre a geração de energia no Brasil.

Furnas

Fotografia da Usina Hidrelétrica de Furnas de São José da Barra. Imagem cedida pela fotógrafa Thamires Cardoso.

Segundo relatos dos presentes, a visita técnica agregou muito conhecimento e representou uma experiência ímpar na formação profissional destes estudantes. O aluno Lucas Henrique Santos Teotonio, por exemplo, opinou sobre a visita técnica: “Conhecemos a história da Eletrobras Furnas, desde seu fundamento na década de 60 até os dias atuais. O supervisor responsável pela área explicou também como funciona a geração de energia no Brasil. Visitamos a antiga sala de operações onde, na década de 60, era usada para controlar toda a hidrelétrica de forma manual. Ela foi substituída por uma sala automatizada e hoje tudo é controlado via computadores. Além de tudo isso, também tivemos a oportunidade de ver a beleza da região”.

O professor João Victor Costa ressaltou a perspectiva educacional da visita para todos os envolvidos: “A visita técnica propicia uma compreensão prática dos processos dentro de uma usina. Ela proporcionou uma experiência enriquecedora para todos os alunos e professores inclusive, com uma visão detalhada de cada processo envolvido e a importância das usinas hidrelétricas”.

Fotografia a alunos e professores do Automação Industrial e Eletrotécnica em visita técnica à hidrelétrica de Furnas. Imagem cedida pela fotógrafa Thamires Cardoso.

A coordenadora do programa Trilhas de Futuro, Joice Stella de Melo Rocha comenta que “Esse tipo de atividade contribui para o desenvolvimento profissional dos estudantes, estimulando o interesse e a motivação para seguir carreiras na engenharia, tecnologia e outras áreas relacionadas. A interação com profissionais experientes e a observação direta dos processos operacionais podem inspirar novas ideias e projetos futuros, enriquecendo a formação dos participantes e potencializando suas perspectivas no mercado de trabalho.”

Atividades como as visitas técnicas diversificam e enriquecem o processo educativo. Jefferson Rodrigues Silva, Diretor de Ensino, comenta sobre o Edital 14/2024. Ele ressalta que “a Direção do Campus, como forma de apoio a estas iniciativas, publicou um edital de fluxo contínuo disponibilizando um investimento da ordem de 80 mil reais para que estudantes participem de visitas e de eventos”. Neste edital, um servidor, docente ou técnico administrativo, deve fazer a solicitação e coordenar um grupo de alunos no desenvolvimento da ação, participação em evento ou visita técnica.

Educação & Resultados