Você está aqui: Página Inicial > Sonho se transformando em realidade: nossa conquista predial!
conteúdo

Notícias

Sonho se transformando em realidade: nossa conquista predial!

publicado: 28/11/2024 12h44, última modificação: 28/11/2024 12h44

Após a aprovação do Curso de Direito no IFMG Campus Arcos, com nota máxima na avaliação do MEC, o poder executivo municipal apresentou à Câmara de Vereadores um projeto de lei autorizando a doação dos prédios anteriormente utilizados pela PUC Minas para o campus. No último dia 11 de novembro, o diretor-geral, Niltom Vieira, esteve na tribuna da Câmara Municipal, onde apresentou os avanços do campus e defendeu a proposta, que foi aprovada pelos vereadores. No último dia 25 de novembro, a lei foi sancionada pelo prefeito Claudenir José de Melo (Baiano), concretizando esta importante conquista.

Prof. Niltom Vieira, na tribuna da Câmara, apresentando o pedido de expansão predial.

 

Em 2023, a atual gestão do campus firmou com o município um Protocolo de Intenções, assinado pelo reitor do IFMG e pelo prefeito de Arcos. Esse acordo previa a reoferta do Curso de Direito na cidade, agora de forma gratuita, em contrapartida à doação de uma área física complementar ao campus. A área inclui um terreno de 18.000 m² e os prédios, totalizando quase 5.000 m² de área construída. A estimativa é que essa integração patrimonial ao IFMG ultrapasse o valor de R$ 30 milhões.

 A Lei Complementar n. 182/2024 sancionada nesta semana autorizou a doação, permitindo que a PUC Minas continue utilizando parte das instalações até a conclusão de sua última turma em andamento. O restante da área estará disponível ao IFMG, mediante a assinatura de um contrato particular entre o município e a instituição.

 Para o diretor-geral, Niltom Vieira, o ano de 2024 foi marcado por grandes conquistas: “Conseguimos a escritura e a propriedade definitiva dos prédios que utilizávamos por empréstimo (cessão) desde 2016; criamos um novo curso técnico integrado em administração; obtivemos a nota máxima, conceito 5, na avaliação do MEC para o Curso de Direito; e, para encerrar o ano com chave de ouro, tivemos a aprovação da lei que autoriza a doação do restante da área vizinha para o IFMG.”

Márcio Rezende (Coordenador de Desenvolvimento Institucional), Niltom Vieira (Diretor Geral) e Jefferson Silva (Diretor de Ensino) presentes na Câmara Municipal.

 Márcio Rezende, coordenador de Desenvolvimento Institucional, também comemorou a conquista com entusiasmo e otimismo: “Essa grandiosa conquista transformará não apenas a estrutura do IFMG em Arcos, mas também a realidade da cidade. E seguimos trabalhando para alcançar mais uma vitória: estamos em vias de obter a portaria que oficializa a nossa ampliação de servidores para o modelo 40/26.”

 O Diretor de Ensino, Jefferson Silva, destaca o grande êxito alcançado pelo Curso de Direito, que recebeu nota 5, conceito máximo, na avaliação realizada pelo MEC/INEP. “Com um projeto pedagógico inovador para o ensino jurídico no contexto brasileiro e uma organização documental exemplar, conquistamos a nota máxima já na primeira avaliação, um feito alcançado por poucas instituições”, afirma.

 A gestão registra seu profundo agradecimento a todos os estudantes e servidores que, com dedicação e esforço incansáveis, têm contribuído para este sucesso, que é uma conquista de todos nós!

 

Educação & Resultados