Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Betim assina contrato para construção de novo prédio
conteúdo

Notícias

Campus Betim assina contrato para construção de novo prédio

publicado: 25/09/2023 10h14, última modificação: 25/09/2023 17h55

No dia 20/09 o Campus Betim assinou o contrato para construção de um novo bloco didático e expansão da infraestrutura da unidade. Com aproximadamente 1300m² e três pavimentos, o bloco contará com espaço para instalação de laboratórios de informática, laboratórios para a área de automação, sala de desenho, sala de pesquisa e espaços para apoio.

O novo edifício permitirá a ampliação do número de salas de aula no bloco principal, possibilitando uma melhor organização dos horários de aula e trazendo maior qualidade de vida para estudantes de todos os cursos. “Atualmente o maior gargalo para as atividades do Campus Betim é a falta de espaço físico. Temos dificuldade de ofertar cursos de extensão porque todos os espaços estão ocupados durante o dia. Com a migração de alguns espaços, como por exemplo dos laboratórios de informática e de automação para o novo bloco, poderemos utilizar essas salas para outras atividades, sejam para aulas, sejam para ambientes de trabalho, seja para oferta de cursos, etc.”, explicou o diretor Welinton Lopes. 

O diretor explicou que foi realizado um levantamento de demandas e que o Campus Betim necessita de maior infraestrutura acadêmica e também administrativa, permitindo melhores condições de trabalho e aumentando a capacidade de atendimento do campus à comunidade. A priorização do bloco direcionado à área de automação foi definida em discussões com as coordenações de curso. “Por questões orçamentárias, não conseguimos construir tudo o que necessitamos de uma única vez. O planejamento foi revisto para que, gradativamente, utilizando investimentos através da Reitoria e com a captação de recursos extraorçamentários para a execução dos projetos, e assim, o campus Betim continue lutando para expandir o espaço físico. Neste ano de 2023 um passo importante foi dado rumo à essa expansão porque conseguimos recursos extraordinários por meio da  alienação do imóvel situado no bairro Arquipélago Verde, antiga sede do Campus Betim”, explicou Welinton.

A licitação para construção do novo bloco didático foi realizada em agosto de 2023, na modalidade menor preço, sendo vencida pela empresa TF Engenharia e Representações Ltda, com o valor de R$7.194.596,46. O contrato tem vigência de 24 meses. O processo de licitação foi conduzido no campus, com apoio da Comissão Permanente de Licitação do IFMG , com participação da Reitoria, da Diretoria de Administração e Planejamento do campus, e servidores de outros campi.

Após comemorar essa conquista, o Campus Betim foca em sua próxima meta: a construção do bloco didático para os laboratórios de Química e, dessa forma, possibilitar a verticalização das três áreas do eixo tecnológico de atuação do Campus Betim. O estudo preliminar desse projeto está sendo concluído pela equipe da Reitoria. Atualmente os laboratórios de Química estão instalados em edificação compartilhada com a área de Mecânica. Com a migração desses espaços para um bloco próprio, haverá ampliação dos laboratórios para aulas práticas de mecânica. 

Com a construção do bloco da Automação e futura implantação do bloco da Química, as três áreas de atuação do Campus Betim irão alcançar 100% da infraestrutura de laboratórios necessários, aumentando ainda mais a qualidade do ensino ofertado no IFMG.