Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa desenvolvida com estudantes do técnico resulta em artigo

Pesquisa desenvolvida com estudantes do técnico resulta em artigo

publicado: 25/09/2023 10h00, última modificação: 27/09/2023 08h46
Bolsistas Paola e Ana

O professor Lucas Pereira acaba de publicar um artigo em que apresenta os resultados do projeto de pesquisa "A emergência da Era tecnológica: investigações a partir da obra "O conceito de Tecnologia" de Álvaro Vieira Pinto". O projeto foi financiado pela Seção de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Campus Betim, via Edital 15/2021.

A publicação do texto só foi possível graças ao financiamento de bolsas de Iniciação Científica Júnior para estudantes do ensino médio integrado ao técnico. A atuação das bolsistas Paola Fonseca e Ana Machado foi importante para o levantamento de parte das informações analisadas pela pesquisa e para os debates promovidos ao longo do projeto.

O artigo "Da ontologia dialética à tecnodiversidade: diálogos com Álvaro Vieira Pinto e Yuk Hui" foi publicado no dossiê temático dedicado ao filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto na Revista Tecnologia e Sociedade, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Segundo os editores, o dossiê "compõe uma imagem aproximada do conjunto de pesquisadores/as que atualmente têm se dedicado à obra de Vieira Pinto. Ademais, representa uma amostra de temas que, a partir das contribuições teórico-metodológicas desse gigante da Filosofia Brasileira, têm sido analisados".

Já o texto publicado pelo professor Lucas faz uma análise dos tempos lógicos e históricos na obra "O conceito de Tecnologia Vol. 1", buscando compreender os fundamentos ontológicos que orientaram a filosofia política de Vieira Pinto. Além disso, o artigo busca atualizar o problema construído pelo autor à luz da filosofia da tecnologia de Yuk Hui.

Acesse o artigo completo aqui: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/download/15867/9775