Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Betim conquista vaga para etapa estadual de competição de robótica

Campus Betim conquista vaga para etapa estadual de competição de robótica

publicado: 24/08/2017 09h40, última modificação: 24/08/2017 09h40

No dia 20 de agosto de 2017, o Campus Betim participou da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, modalidade prática, realizada em São João Del Rei.

Em sua primeira participação, o Campus Betim foi representado por quatro equipes, acompanhadas pelos professores Maurício Monteiro da Silva, Michelle Mendes Santos, Virgil del Duca Almeida e Welinton La Fontaine Lopes.

As equipes do Campus Betim tiveram aproximadamente um mês para montar e programar o robô da competição, uma vez que os materiais necessários para a tarefa foram adquiridos recentemente.

A equipe IFMG-Betim2, composta por Giovanni Alvarenga Vieira Soares, Paulo Henrique Maciel Pádua, Pierre Victor da Silva Sousa e Vinícius Octávio Martins Moura, conquistou a medalha de prata e participará da etapa estadual, a ser realizada em 16 de setembro, no CEFET-MG.

Preparando-se para a etapa estadual, a equipe IFMG-Betim2 dedica todos os horários livres para esse projeto. De acordo com os estudantes Giovanni, Paulo e Vinícius, na etapa regional, por inexperiência, chegaram a montar e remontar o robô mais de dez vezes. Desta vez, estão trabalhando na estrutura para depois focar na programação. A equipe também destacou que o resultado na etapa regional da competição superou todas as expectativas, pois as equipes do Campus Betim contavam com poucos recursos.

Da equipe IFMG-Betim3, a estudante Jéssica Sâmea considerou a experiência muito positiva, pois foi necessário desenvolver habilidades sob pressão. Já os estudantes Mateus e Fábio relataram que, apesar do pouco tempo para preparação, a primeira experiência na competição foi surpreendente.

A professora Michelle destacou que todas as equipes estão de parabéns, pois desenvolveram um excelente trabalho. Para ela, “o IFMG-Betim competiu com equipes consolidadas, que já participam há várias edições da OBR e, apesar do pouco tempo de preparo, de todas as incertezas e inexperiência, o resultado foi surpreendente.

Confira mais fotos aqui.

Equipes do Campus Betim:

• IFMG-Betim1: Douglas Raynner da Silva Santos; Raiter Júnior Barbosa Santos; Raphael de Assis Silva; Wendler de Souza Queiroz.
  • IFMG-Betim2: Giovanni Alvarenga Vieira Soares; Paulo Henrique Maciel Pádua; Pierre Victor da Silva Sousa; Vinícius Octávio Martins Moura.
  • IFMG-Betim3: Fábio César Marra Filho; Jéssica Sâmea da Silva Moreira; João Paulo dos Santos Barbosa; Mateus Felipe da Silva Maia.
  • IFMG-Betim4: Douglas Evangelista dos Santos; Júlio Cesar Rocha de Oliveira Souza; Paula Cristine de Oliveira; Camila Andrade Ribeiro dos Reis.

Olimpíada Brasileira de Robótica

A Olimpíada Brasileira de Robótica é realizada em duas modalidades: teórica e prática. Na modalidade prática, o desafio consiste em construir e programar um robô que desempenhará uma função de resgate em um ambiente de desastre simulado, seguindo algumas regras específicas. Já a modalidade teórica é uma prova escrita.