Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciência com solidariedade: alunos de Betim hospedam colegas durante o SIC

Ciência com solidariedade: alunos de Betim hospedam colegas durante o SIC

publicado: 12/07/2017 17h20, última modificação: 12/07/2017 17h29

Na penúltima semana de junho, o Campus Betim sediou o VI Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFMG. O evento reuniu cerca de 250 alunos, de 12 diferentes campi, em torno do objetivo de apresentar os resultados de pesquisas desenvolvidas em variadas áreas de conhecimento. Esse ano, o SIC trouxe como novidade a “Hospedagem Solidária”, iniciativa que promoveu a criação de uma rede de solidariedade com o objetivo de oferecer acomodações para estudantes de outras cidades.

A ideia da Hospedagem Solidária surgiu após a primeira reunião, no Campus Betim, com a equipe que organizaria o SIC 2017. O principal objetivo seria diminuir custos financeiros dos alunos durante o evento. Diante da imprevisibilidade de recursos para bolsistas virem de campi distantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte e pernoitarem em Betim, a iniciativa foi executada.

Por meio de uma pesquisa, os organizadores mapearam famílias de alunos do Campus que desejariam receber um ou mais estudantes de outros campi bem como repúblicas estudantis do curso superior que se disponibilizassem. Foram recolhidas informações sobre as potenciais famílias receptoras e sobre o perfil dos alunos interessados, possibilitando o encaminhamento dos visitantes a um lar compatível.

Também foi elaborado um termo de adesão, visando promover a boa convivência entre as famílias selecionadas e os alunos acolhidos. “Para fins de segurança e assiduidade no evento, foi importante ressaltar, como uma regra, que o estudante de Betim se deslocasse junto ao estudante visitante para o Campus ou para a residência”, conta a professora Marcela Matteuzzo, uma das idealizadoras da iniciativa.

Acolhidos
Os dados da Hospedagem solidária mostram que houve significativa inscrição de número de famílias e uma república, totalizando 24 vagas disponíveis. Onze alunos de outros campi se inscreveram, mas apenas cinco tiveram sua hospedagem efetivada devido a desistências, pelo fato de alguns estudantes não conseguirem transporte para Betim. Marcela Matteuzzo destaca que, nas próximas edições, pretende-se organizar comitivas que venham dos outros campi para evitar esse problema.

Hiago da Silva Dantas, do Campus Pimhui é um dos alunos que se inscreveu para a iniciativa. “Quando cheguei, minhas expectativas superadas porque a atenção e a preocupação da família comigo foram extraordinárias. Acho que a Hospedagem Solidária é uma ideia fantástica para esse tipo de evento”, conta. Ele ficou hospedado na casa de Caio Antonio Dias Schneider, e conta que, apesar de não se conhecerem antes, entraram em contato por telefone e WhatsApp, após serem selecionados. Hiago afirma que também disponibilizaria sua casa para hospedagem quando houver algum evento na sua cidade: “Minha casa está de portas abertas”.

Outra aluna que ofereceu sua casa para hospedagem foi Vanessa Cristina Bento. Para ela, a experiência foi muito boa e a aproximou da estudante que acolheu, Sara dos Reis, de Pimhui. “A gente conversou bastante sobre como é o campus que ela estuda e sobre o curso que ela faz, ela também conversou com a minha família sobre a sua cidade”, relata Vanessa. Ela também diz que participaria da iniciativa se precisasse se hospedar em outra cidade.  "É um desejo que a hospedagem estilo intercâmbio solidário possa se tornar rotina nos eventos do nosso Instituto, pois além de diminuir o custeio dos bolsistas, também integra alunos de diferentes campi, desenvolvendo o valor da solidariedade”, pondera a professora Marcela.

(Fonte: Comunicação / Reitoria)