Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça o sistema de cotas

Conheça o sistema de cotas

publicado: 11/10/2016 13h22, última modificação: 11/10/2016 13h22

Você sabia que o IFMG reserva metade das vagas ofertadas para pessoas que estudaram no ensino público? Ou seja, se um curso oferece 50 vagas, metade delas (25) é destinada para quem estudou em escola pública. Essas 25 vagas são subdivididas de acordo com a modalidade de cotas, seguindo critérios de raça e renda.

Algumas pessoas podem pensar: por que me candidatar pelas cotas se a ampla concorrência tem mais vagas? Se você atende aos critérios de cotas, o ideal é se cadastrar, pois você concorre tanto nas vagas para cotistas quanto na ampla concorrência!

Isso acontece porque na hora de preencher as vagas, o IFMG primeiro preenche as vagas de cotistas, seguindo a ordem de classificação, de acordo com a nota. Após preencher as vagas das cotas, é realizada uma nova classificação, por mérito de nota com todos os candidatos, independente de serem cotistas ou não. Ou seja, todo mundo participa da classificação, seja cadastrado como ampla concorrência ou dentro das cotas.

As modalidades de cotas são as seguintes:

1. AF1A: Egresso de escola pública, autodeclarado preto, pardo ou indígena e com renda familiar bruta igual ou menor a 1,5 salários mínimos (R$ 1.320,00) per capita*;
  2. AF1B: Egresso de escola pública, não autodeclarado preto, pardo ou indígena e com renda familiar bruta igual ou menor a 1,5 salários mínimos (R$ 1.320,00) per capita*;
  3. AF2A: Egresso de escola pública, autodeclarado preto, pardo ou indígena e com renda familiar bruta maior que 1,5 salários mínimos (R$ 1.320,00) per capita*;
  4. AF2B – Egresso de escola pública, não autodeclarado preto, pardo ou indígena e com renda familiar bruta maior que 1,5 salários mínimos (R$ 1.320,00) per capita*.

** Per Capita Familiar significa por membro da família que mora na mesma residência que o candidato.

Para saber mais sobre este assunto, confira o item 4.4 do Edital do processo seletivo e vestibular do IFMG!

Edital nº 126 - Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Edital nº 128 - Cursos Superiores