Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe de Betim participa da final da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Equipe de Betim participa da final da Olimpíada Nacional de História do Brasil

publicado: 23/08/2017 08h30, última modificação: 23/08/2017 08h35

Nos dias 19 e 20 de agosto de 2017, a equipe Mietta, composta por Gabriellen de Faria Dias da Silva, Fernanda Basílio Obici Garcia e Ana Clara Santos de Godoi, participou da final da  Olimpíada Nacional de História do Brasil - ONHB, em Campinas - SP. A equipe foi acompanhada pelos professores Martha Rebelatto e Gabriel Amato Bruno de Lima.

A ONHB teve início em maio, com 12.028 equipes, totalizando mais de 48 mil estudantes de todos os estados brasileiros inscritos na competição. Para a fase, final foram convocadas 307 equipes, ou seja, menos de 3% das que iniciaram a competição. O estado de Minas Gerais foi representado por 12 equipes na final. No IFMG, foram classificados para as finais equipes de Betim, Sabará, Ouro Branco e São João Evangelista.

Durante o evento, os professores Martha e Gabriel participaram de uma palestra com Ailton Krenak, líder indígena, que falou de educação inclusiva e a construção da história sob a perspectiva indígena, dentre outros assuntos.

A fase final foi uma prova aberta, com duração de 3 horas, com questões sobre ditadura, democracia e ensino de história na conjuntura atual.

No domingo, foi realizada a premiação, com o recebimento da medalha de cristal, concedida às equipes que alcançam a fase final.

Olimpíada Nacional de História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é realizada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 2009. A competição é realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes e um professor de história do colégio. As cinco fases online duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com seus professores e colegas de equipe, além de pesquisas realizadas em livros e na internet.