Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante de engenharia mecânica apresenta trabalho em congresso internacional

Estudante de engenharia mecânica apresenta trabalho em congresso internacional

publicado: 19/09/2018 09h02, última modificação: 30/10/2018 09h37

O estudante Roberto Rossy Chaves, do 8º período do curso de engenharia mecânica, apresentou o artigo “Effects of adhesive thickness on the mode I Cohesive Zone Model parameters of a high toughness structural adhesive”, na categoria trabalho técnico, no 27º Congresso e Mostra Internacional SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade. O evento foi realizado em São Paulo entre 3 e 5 de setembro.

Resumidamente, o trabalho consistiu em realizar o ensaio experimental DCB (Double Cantiléver Beam) para a definição da lei coesiva do adesivo estrutural. Esta lei coesiva fornece informações para a avaliação numérica (FEA) do adesivo. E por último comparamos os resultados experimental e numérico, para a avaliação da eficácia da metodologia, explica o aluno Roberto Rossy.

Para o Prof. André Félix da disciplina de Projetos do 8º período, o trabalho do Roberto Chaves apresenta uma revolução nos processos industriais, principalmente por ter apresentado uma tecnologia que possibilite a união de peças de materiais diversos de modo permanente podendo substituir em algumas situações a solda ou rebites.