Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG inicia trabalho para construção do novo PDI

IFMG inicia trabalho para construção do novo PDI

publicado: 19/09/2018 15h54, última modificação: 30/10/2018 09h38

Servidores, estudantes e comunidade externa poderão ajudar a definir o futuro e as decisões estratégicas que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) irá tomar nos próximos cinco anos. Essa participação será possível por meio da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que norteará o planejamento e as formas de dialogar com a sociedade para o atendimento às demandas de ensino, pesquisa e extensão da região onde a instituição atua.

O trabalho de preparação para construir o PDI 2019/2023 foi iniciado no mês de agosto e teve uma importante etapa realizada na última segunda-feira, 3 de setembro. Em reunião na Reitoria, o reitor Kleber Gonçalves Glória, juntamente com a comissão gestora do projeto (definida pela Portaria nº 827/2018) e a comissão executora (Portaria nº 877/2018) participou da primeira discussão para elaborar os conceitos de missão, visão e valores institucionais. Durante o encontro, foi apresentado o relatório prévio de análise do PDI anterior (vigência 2014/2018).

Coordenador das atividades, o diretor de Desenvolvimento Institucional, Adriano Olímpio Tonelli, também propôs uma dinâmica para que fossem apontados os pontos fortes e fracos das etapas de elaboração do documento de 2013. Após a análise do material, a comissão trabalhou ainda na definição preliminar de missão, visão e valores a serem inseridos no novo PDI, mas que receberão posteriormente contribuições da comunidade escolar.

Entre as etapas de desenvolvimento, está o levantamento do diagnóstico interno e externo que mostrará os números do IFMG e indicadores relacionados à sua atuação, considerando as áreas administrativa e pedagógica. Com base nesse levantamento, será possível realizar oficinas e reuniões na Reitoria para traçar as metas e objetivos da instituição.

O envolvimento dos estudantes e servidores ocorrerá por meio da proposta de gamificação na qual os campi mais participativos ganharão prêmios. As regras e a plataforma de participação serão divulgadas em breve.

PDI2018-1.JPGO cronograma de execução de todas as etapas, assim como a página onde estarão disponíveis todas as informações, serão divulgados em breve pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional.

Como instrumento norteador das políticas de gestão administrativa e pedagógica a serem adotadas no IFMG, o PDI é um documento fundamental para efetivar o diálogo entre a instituição e a sociedade. Ao participar de sua constituição, o servidor ou estudante contribuirá para identificar os anseios e demandas das comunidades atendidas, como a criação de novos cursos, além de propor ideias, sugerir melhorias e ajudar a definir o caminho para onde vai seguir a instituição.

O PDI está diretamente relacionado à avaliação institucional e é requisito básico nos processos de avaliação de curso realizados pelo Ministério da Educação. É peça fundamental para que o IFMG tenha seu ensino considerado de excelência.