Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pandemia e saúde mental
conteúdo

Notícias

Pandemia e saúde mental

publicado: 28/05/2020 14h13, última modificação: 28/05/2020 14h39

Vivemos um momento muito difícil. Não temos controle da situação e somos tomados por uma condição de estranhamento. É aguardado que estejamos frequentemente em estado de alerta, preocupados, confusos, estressados e com sensação de falta de controle frente às incertezas do momento. Com isso, torna-se natural que nossos pensamentos sejam invadidos por sentimentos como medo, ansiedade, tristeza, angústia. Sensações de incerteza e de insegurança são frequentes, pois tudo isso nos ocorreu de maneira muito rápida e não tivemos tempo para processar e compreender a situação.

A intensidade da epidemia e o grau de vulnerabilidade em que a pessoa se encontra no momento são fatores que podem influenciar no impacto psicossocial. Contudo, é importante destacar que nem todos os problemas psicológicos e sociais apresentados poderão ser qualificados como doenças. A maioria será classificada como reações normais diante de uma situação anormal (FIOCRUZ, 2020). A dificuldade de se manter em isolamento social é inerente a todos, por isso, é fundamental conseguirmos manter o nosso equilíbrio físico e mental, pois ambos estão interligados.

Na tentativa de buscarmos esse equilíbrio, a psicóloga do Campus Betim, Rosalva Martins, compartilhou as seguintes dicas:
- Procure estabelecer horário para trabalhar e/ou para estudar;
- Invista em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo (meditação, leitura, exercícios de respiração, entre outros mecanismos que auxiliem a situar o pensamento no momento presente. Existem vários aplicativos em que se consegue esses exercícios;
- Utilize a tecnologia para se comunicar com as pessoas que lhe faz bem;
- Aproveite o tempo livre para fazer aquilo que gosta (ler um livro, ouvir músicas, assistir um filme, ligar para um amigo).

 

De acordo com Rosalva, devemos buscar um profissional de saúde quando as estratégias utilizadas não são suficientes para a estabilização emocional. O Campus Betim mantém o serviço de atendimento psicológico de forma remota, via Google Meet. Entre em contato pelo e-mail psicologia.betim@ifmg.edu.br para mais informações.

Com informações da Fiocruz.