Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso gratuito que vai orientar alunos da rede pública a estudar em casa abre vagas
conteúdo

Notícias

Curso gratuito que vai orientar alunos da rede pública a estudar em casa abre vagas

publicado: 28/05/2020 14h55, última modificação: 28/05/2020 14h55

Estudantes do Ensino Médio da rede pública de Minas Gerais, do CEFET-MG e do IFMG podem se inscrever, gratuitamente, de 26 de maio a 3 de junho, em um curso on-line que vai auxiliá-los na organização do tempo de estudo, no estabelecimento de objetivos e na escolha de estratégias eficazes para seu processo de aprendizagem. O curso terá carga horária de 45 horas, tendo seu início no dia 8 de junho e término em 10 de julho. Ao todo, serão cem vagas, sendo 50 para estudantes do CEFET-MG, 25 para os do IFMG e 25 para os da rede estadual de Belo Horizonte.

O curso faz parte do projeto de extensão “Desenvolvimento de estratégias de aprendizagem e autonomia na vigência do período de isolamento social”, aprovado no Edital 32/2020 da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC), e tem por objetivo fomentar a construção da autonomia do estudante, além de trabalhar questões como a relação da ansiedade e da autoestima no processo de aprender.

Segundo a pedagoga do campus Contagem do CEFET-MG Rafaela Duarte, esse projeto surge como uma resposta emergencial à situação pela qual os alunos vêm enfrentando quanto ao isolamento e seus processo de aprendizagem. “Entendemos que no período atual, em que as aulas estão suspensas em todo o estado, torna-se necessário construir uma rede de apoio e de orientação, sobretudo em aspectos pedagógicos, aos estudantes da rede pública de ensino”, afirma.

O curso vai contar com materiais de apoio, vídeos, tutoria e haverá emissão de certificado para os participantes.

Leia o edital e saiba os critérios de seleção. Mais informações podem ser enviadas para aprendizagem.cefetmg@gmail.com.

Estrutura do curso

Módulo 1: Refletindo sobre o estudar e o estabelecimento de objetivos acadêmicos

Módulo 2: Estratégias de aprendizagem

Módulo 3: Gestão do tempo

Módulo 4: Descortinando a caixa de Pandora: vamos falar das emoções?

Módulo 5: Aspectos cognitivos e a metacognição: o que acontece quando estudo, anoto, faço revisões?

Módulo 6: O estudante como agente de seu processo de aprendizagem

Fonte: CEFET-MG