Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo de transição chega ao fim e nova equipe de gestão se prepara para tomar posse no IFMG
conteúdo

Notícias

Processo de transição chega ao fim e nova equipe de gestão se prepara para tomar posse no IFMG

Solenidade de transmissão de cargo ao reitor eleito e de posse conjunta dos diretores-gerais dos campi, dos campi avançados e do Polo de Inovação será realizada no dia 23 de outubro, no Campus Ribeirão das Neves.
publicado: 20/10/2023 16h40, última modificação: 20/10/2023 16h40

Com a posse do novo reitor do IFMG, prof. Rafael Bastos, na última quarta-feira em Brasília, chegou ao fim o processo de transição da gestão no Instituto. Entre a preparação iniciada antes das eleições, ocorrida em junho, e o encerramento, em outubro, foram quatro meses de intensos trabalhos.

O protocolo estabelecido pelo prof. Kléber Glória (antigo reitor) e pelo prof. Rafael Bastos estabeleceu as diretrizes para um processo planejado, formal e organizado. Ao todo, foram realizadas mais de 80 reuniões formais entre as equipes das gestões 2019-2023 e 2023-2027. O foco dos encontros foi tratar de macroprocessos críticos, dos sistemas de governo e interno de gestão, dos contratos e das ações continuadas, além das rotinas e dos procedimentos específicos de cada área.

O processo contou, ainda com a elaboração do Relatório de Gestão 2023, edição parcial para a transição; e do envio, por solicitação do Colégio de Dirigentes, de orientações para ação similar nas unidades descentralizadas, campi e Polo de Inovação.

O diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMG, Wilson Costa, explica que “a transição contribuiu para a maturidade em governança e para a segurança institucional na sucessão de seus dirigentes. Tudo isso com transparência pública das ações, dos programas e dos projetos vigentes, visando subsidiar o planejamento da nova gestão e a continuidade das ações essenciais à comunidade interna e externa do IFMG”, destaca.

A reunião de encerramento da transição, no dia 20 de setembro, contou com a presença tanto do prof. Kléber quanto do prof. Rafael. Assista, a seguir, aos trechos de destaque.

Posse do reitor em Brasília

No dia 11 de outubro, quarta-feira, o ministro da Educação, Camilo Santana, concedeu posse para o cargo de reitor do IFMG ao prof. Rafael Bastos. A cerimônia ocorreu na Galeria dos Ministros, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Rafael Bastos foi eleito em junho deste ano, em pleito que selecionou, também, os diretores dos 18 campi da Instituição para o mandato 2023-2027.

Solenidade de transmissão de cargo ao reitor e posse de diretores-gerais

A nomeação dos diretores-gerais eleitos e da nova equipe de gestão do IFMG já está sendo publicada no Diário Oficial da União (DOU). A solenidade de transmissão de cargo ao reitor eleito e de posse conjunta dos diretores-gerais dos campi, dos campi avançados e do Polo de Inovação para o mandato de 2023-2027 será realizada no dia 23 de outubro, segunda-feira, às 16h, no auditório do Campus Ribeirão das Neves.

Confira abaixo as portarias com os principais nomes da nova equipe de gestão do IFMG.

PORTARIA Nº 1.195 - DIRETORES-GERAIS DOS CAMPI, CAMPI AVANÇADOS E POLO DE INOVAÇÃO

PORTARIA Nº 1.194 - PRÓ-REITORES

PORTARIA Nº 1.191 - DIRETORES E COORDENADORES | REITORIA

PORTARIA Nº 1.190 - DIRETORES | REITORIA

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA REITORIA DO IFMG

DOU - LISTA COMPLETA DE PORTARIAS DA REITORIA E DOS CAMPI

Sobre o reitor

Natural de Viçosa, Rafael Bastos Teixeira é docente da rede federal desde 2008, quando ingressou no Cefet Bambuí – que, no mesmo ano, viria a se tornar campus do IFMG. Graduado em Zootecnia, o reitor é mestre e doutor na mesma área, tendo cursado, também, pós-doutorado no Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Leite da Embrapa, além de ser Especialista em Gestão Pública. Ele foi eleito diretor-geral do Campus Bambuí por dois mandatos consecutivos e estava à frente da unidade desde 2015.

Leia mais

Processo de transição da gestão do IFMG

Rafael Bastos toma posse em Brasília como reitor do IFMG

Reitor eleito do IFMG tem nomeação publicada no Diário Oficial da União

Mensagem do reitor eleito à comunidade acadêmica