Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Betim conclui doutorado em Engenharia Elétrica

Professor do Campus Betim conclui doutorado em Engenharia Elétrica

publicado: 03/09/2018 15h45, última modificação: 20/03/2019 15h06

O professor Leandro Freitas concluiu recentemente seu doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), defendendo a tese "Phase Synchronization of Nonlinear Oscillators: coupling design and assessment tools"  em 20 de agosto. Na elaboração desse trabalho, Leandro foi orientado pelo professor Luis Antônio Aguirre e co-orientado pelo professor Leonardo Antônio Borges Tôrres.

O recém-doutor ressaltou que a  capacitação permitiu um bom aprofundamento no meio científico, suas formas de comunicação, debates qualificados com ideias inovadoras para o desenvolvimento da área e o contato com pesquisadores renomados do país e do exterior. Foi um privilégio trazer o nome do IFMG para esses espaços de desenvolvimento acadêmico nessas áreas. O plano agora é continuar os trabalhos de pesquisa no Campus Betim, em parceria com colegas servidores, docentes, incentivando alunos dos cursos técnico e superior a experimentar esse fascinante mundo da ciência e inovação.

Sobre a tese, Leandro explicou que vários fenômenos naturais e não naturais podem ser descritos por sistemas dinâmicos não lineares como comportamento de neurônios, previsões climáticas, evolução populacional em cadeias alimentares, análise de mercado financeiro, comportamento dinâmico de aeronaves, robôs, processos industriais, entre outros. Quando vários desses sistemas interagem, outros novos e surpreendentes fenômenos podem emergir, como os fenômenos de auto-organização ou ordem espontânea. Situações de crise em mercados financeiros, algumas patologias relacionadas ao sistema neuronal e o comportamento coletivo organizado de indivíduos em uma determinada população são alguns exemplos da manifestação desse fenômeno. Um dos princípios básicos do comportamento coletivo é o sincronismo entre indivíduos, ou sistemas. O estudo do sincronismo entre sistemas dinâmicos não lineares permitiu o desenvolvimento de ferramentas e técnicas que possibilitaram melhor entendimento do comportamento coletivo, as condições para a ocorrência do fenômeno e o grau de influência que um sistema dinâmico pode exercer nos demais. O trabalho de doutorado intitulado "Phase Synchronization of Nonlinear Oscillators: coupling design and assessment tools" desenvolveu técnicas de síntese e análise do sincronismo de fase entre sistemas não lineares, considerando osciladores periódicos ou caóticos. Foram publicados dois trabalhos em eventos internacionais [1][2], dois artigos completos originais em revistas científicas [3][4]. Foi desenvolvido ainda um trabalho que encontra-se em processo de revisão e outro trabalho, ainda não submetido, mas em processo de preparação para submissão. Trabalhos de revisão de artigos para revistas e eventos também foram realizados durante o doutorado.

1. Leandro Freitas de Abreu and Luis A Aguirre (May 2016). “Estimation of Dynamical Phase Models for Chaotic Oscillators”. In: 6th International Conference on Nonlinear Science and Complexity. São José dos Campos, SP, Brazil, p. 0036. DOI : 10.20906/CPS/NSC2016-0036. URL: http://www3.inpe.br/nsc2016/en/;

2. Leandro Freitas and Luis A Aguirre (Aug. 2017). “Detecting Phase Synchronization Regime in a Three-Scroll Chaotic Attractor”. In: 7th International Symposium on Recurrence Plots. São Paulo, SP, Brazil, p. 19. URL: http://symposium.recurrence-plot.tk/;

3. Luis A. Aguirre and Leandro Freitas (Mar. 2018). “Control and observability aspects of phase synchronization”. In: Nonlinear Dynamics 91.4, pp. 2203–2217. ISSN : 0924-090X. DOI : 10.1007/s11071-017-4009-9. arXiv: arXiv:1706.06272v1;

4. Leandro Freitas, Leonardo A B Torres, and Luis A Aguirre (May 2018). “Phase definition to assess synchronization quality of nonlinear oscillators”. In: Physical Review E 97.5, p. 052202. ISSN : 2470-0045. DOI : 10.1103/PhysRevE.97.052202. URL: https://link.aps.org/doi/10.1103/PhysRevE.97.052202;