Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor publica artigo produzido durante intercâmbio em Portugal
conteúdo

Notícias

Professor publica artigo produzido durante intercâmbio em Portugal

publicado: 05/10/2023 11h12, última modificação: 05/10/2023 11h13

O professor Hélio Simonetti publicou o artigo " Topology Optimization: Applications of VFLSM and SESO in the Generation of Three-Dimensional Strut-and-Tie Models", desenvolvido durante programa de mobilidade internacional – Internacionaliza IFMG 2022. 

O trabalho foi elaborado em Lisboa, Portugual, no Instituto Superior Técnico de Lisboa (ISTL), e publicado no  Global Journals Inc. (U.S.).

Resumo:

Este artigo apresenta uma análise do Modelo de Bielas e Tirantes (STMs) em estruturas tridimensionais de concreto armado com base no estudo de otimização topológica. O problema é formulado com o método Smoothing Evolutionary Structural Optimization (SESO), cuja heurística de remoção é bidirecional com um procedimento de otimização discreta, e o Velocity Field Level Set Method (VFLSM), uma variação do clássico Level Set Method (LSM), que avança os limites de projeto usando um campo de velocidade construído a partir da taxa das variáveis de projeto e funções base. A abordagem proposta é combinar ambos os métodos em conjunto com o Método de Asymptotes Móveis (MMA), usado para controlar as várias restrições de projeto, como a minimização da compliance e a tensão de Von Mises. Além disso, foi formulada uma metodologia para a geração automática de STMs Tridimensionais ótimos usando análise de sensibilidade obtida por meio de derivadas dos campos de tensões de Von Mises, identificando os caminhos de força predominantes em compressão nas direções das bielas e em tração nas direções dos tirantes para a inserção de reforços.

Acesse aqui o trabalho completo.