Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora publica artigo sobre currículo de cursos integrados

Professora publica artigo sobre currículo de cursos integrados

publicado: 18/05/2020 09h59, última modificação: 18/05/2020 09h59

A professora Kátia Regina de Sá, da área de Linguagens e seus Códigos, publicou o artigo "A educação em tempo integral no currículo do ensino médio integrado do IFMG", disponível na revista Espaço do Currículo, publicada pela Universidade Federal da Paraíba. O trabalho foi elaborado em conjunto com Marcos Garcia Neira, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

A pesquisa problematiza as conexões entre a educação profissional de nível médio e a educação em tempo integral (ETI), tendo em vista que a seleção e a organização dos saberes curriculares devem realizar-se a partir do direito dos estudantes à formação plena. A metodologia do trabalho incluiu a análise dos dados descritivos sobre o texto curricular expressos nas normativas institucionais e nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de 4 campi do IFMG. Os resultados apontam que os Institutos Federais apresentam em suas normativas interessantes contribuições para a ETI, contudo, os códigos presentes nos seus PPCs contêm as marcas do produtivismo e denotam truncamentos que invisibilizam as múltiplas dimensões da formação humana e as concepções pedagógicas que fundamentam tais projetos.

Confira o artigo completo aqui.