Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos de extensão acontecem de forma remota e atendem comunidade

Projetos de extensão acontecem de forma remota e atendem comunidade

publicado: 22/09/2020 10h34, última modificação: 25/09/2020 16h36

A necessidade de distanciamento social exigiu a adaptação de várias atividades no IFMG. Além das aulas dos cursos técnicos e superiores, que adotaram o Ensino Remoto Emergencial, os projetos de extensão do Campus Betim também foram reformulados, de forma a continuar a oferecer atividades para a comunidade.

Um desses projetos é o Pré-IFMG, que desde 2017 oferece preparação para o processo seletivo dos cursos técnicos. De acordo com o professor Frederico Vasconcellos, um dos coordenadores da iniciativa, as atividades foram adaptadas para uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), atendendo a cerca de 160 estudantes de escolas públicas dos municípios de Contagem e Betim. Além de aulas O preparatório oferece conteúdo em sete disciplinas (Matemática, Língua Portuguesa, Física, Química, Biologia, Geografia e História). As aulas são gravadas por estudantes do Campus Betim, bolsistas e voluntários, com orientações de professores. O projeto ainda inclui a aplicação de três simulados.

A estudante Marina da Silva Ramos, do curso técnico em Química, atua como bolsista na área de matemática. "Escolhi participar desse projeto com o objetivo de contribuir com o acesso de jovens de escola pública às oportunidades oferecidas pelo IFMG. É muito gratificante poder ajudar, pelo menos um pouco, com o aprendizado e com o alcance dos objetivos desses estudantes", comentou Marina. Para a bolsista, a gravação das aulas tem sido um desafio, mas com resultados satisfatórios. A estudante Caroliny Gomes, que atua como monitora em Biologia, sente-se realizada em contribuir com o projeto. "Sei o quão difícil é todo esse percurso de estudo, ainda mais nesse cenário atual de pandemia que complicou um pouco mais as coisas", contou Caroliny. Apesar da pouca experiência na gravação de aulas, contou estar aprimorando seus vídeos, o que tem sido uma experiência fantástica.

Já o projeto Inclusão Digital oferece cursos de Introdução à Programação de Computadores, Introdução ao Desenvolvimento WEB, e programas de suíte de escritórios. De acordo com a coordenadora, professora Michelle Mendes, foi concluída uma turma do projeto no primeiro semestre e está em andamento uma nova capacitação, com mais de 150 inscritos. As atividades dos cursos tem o apoio de dois bolsista e de um voluntário.