Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores do Campus Betim compartilham experiência no ensino remoto

Professores do Campus Betim compartilham experiência no ensino remoto

publicado: 22/09/2020 10h54, última modificação: 22/09/2020 10h54

Desde o início do ensino remoto emergencial no IFMG, professores do Campus Betim foram convidados para discutir e apoiar a implantação dessa metodologia em outras instituições.

O professor Maurício Monteiro, da área de automação industrial e tecnologia da informação (AUTI), participou de mesa redonda para compartilhar experiências durante o ensino remoto. A atividade foi promovida pelo  IF SUDESTE MG, Campus Barbacena, em 10/09. Além de Maurício, participaram do evento como convidados a professora Deborah Santos, do CEFET-MG e o professor Clidenor Ferreira, do IFTM.

De acordo com o professor Maurício, cada convidado fez um relato sobre o desenvolvimento do ensino remoto emergencial em sua respectiva instituição e foi possível observar que as dificuldades encontradas foram parecidas, e que podem ser sanadas com o comprometimento de professores e e estudantes. Para o docente do Campus Betim, ficou claro que nesse período de pandemia o ensino remoto é uma alternativa viável e que ouvindo os estudantes e tendo a colaboração e dedicação de todos os envolvidos, pode trazer bons resultados.

Também da área de AUTI, o professor Virgil Almeida apoiou a implantação do ensino remoto nos cursos de qualificação profissional promovidos pela Ação Social Técnica (AST), associação sem fins lucrativos situada em Belo Horizonte. A AST atua há 40 anos na qualificação profissional de jovens e adultos em eminente situação de risco e vulnerabilidade social. Atende, em média, 1000 pessoas por ano sendo que a maior parte deles se situa na faixa etária entre os 16 e 29 anos. No total, mais de 20.000 adolescentes, jovens e adultos, já passaram pela instituição beneficiando-se diretamente dos cursos e trabalhos de socialização.

O professor Virgil foi responsável pela instalação e configuração inicial do ambiente Moodle, além oferecer suporte aos docentes. Para Virgil essa ação representa a parceria entre instituições durante esse momento excepcional que vivemos, sempre tendo como objetivo o melhor atendimento dos estudantes.

O professor Norimar Verticchio, da área de mecânica, participou do Conexão UTFPR, evento virtual realizado pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 04/08. O debate discutiu 'Experiências no Ensino Remoto' e teve também a participação de Adriane Antunes de Moraes, professora da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Carlos Yujiro Shigue, professor na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (USP).

Em sua fala, o professor Norimar discorreu sobre o EduScrum, metodologia ágil para educação, e compartilhou algumas ferramentas para uso durante esse período. A gravação do evento está disponível no Youtube.