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Psicólogas do IFMG participam de coletânea sobre Práticas em Psicologia Escolar

publicado: 09/10/2017 16h50, última modificação: 09/10/2017 16h50

As psicólogas Rosalva Maria Martins dos Santos, do Campus Betim, Gisele Baeta Neves, do Campus Ouro Preto e Listhiane Pereira Ribeiro, do Campus Ribeirão das Neves participaram como autoras de capítulos de livro da coletânea “Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior”.

A psicóloga Rosalva Martins explicou que seu capítulo trata da “Influência dos aspectos transferenciais na relação professor-aluno”. No estudo, Rosalva busca oferecer um olhar sobre a importância do professor no desenvolvimento do relacionamento com o estudante, estimulando a convergência e não a divergência, o encontro e não a disputa, objetivando viabilizar a dimensão psicológica do conhecimento.

A coletânea foi organizada pelos professores Fauston Negreiros, da Universidade Federal do Piauí-UFPI, e Marilene Proença Rebello de Souza, da Universidade de São Paulo-USP. O lançamento da obra com quatro volumes foi realizado oficialmente no XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, realizado no mês de setembro, na Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Sobre a coletânea Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior

O objetivo geral da coletânea é apresentar contribuições teóricas e práticas sobre a atuação de psicólogos escolares em diversas regiões do Brasil, do ensino Tecnológico ao Superior, em especial na Rede Federal de ensino, apresentando um panorama acerca do que vem sendo desenvolvido, construído e efetivado pelos profissionais de psicologia escolar, trabalho que pode ser considerado consistente, engajado e inovador.

A Psicologia Escolar estuda os processos de mudanças que se produzem nas pessoas como consequência de sua participação em atividades educacionais, de sua natureza, e de suas características, dos fatores que o facilitam, dificultam e obstaculizam, e das consequências que têm para eles.

Com o intento sempre de responder às mudanças no contexto educacional atual, a interface Psicologia e Educação fornece ricos elementos e subsídios a esse objetivo, pois se constitui em um dos campos científicos em que se busca refletir, intervir e propiciar práticas educativas para o alcance do pleno desenvolvimento humano, vivenciado como uma prática concreta de libertação e de construção histórico-política do sujeito e da humanidade.

Acesse aqui os volumes da coletânea

Volume I

Volume II - capítulos de Rosalva Maria Martins dos Santos e Listhiane Pereira Ribeiro

Volume III

Volume IV - capítulo de Gisele Baeta Neves