Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Internacionalização > Relatos e Experiências
conteúdo

Relatos e Experiências

por vivian.andaki publicado 24/05/2022 15h17, última modificação 24/05/2022 15h17

Adriano Marinho - Engenharia Mecânica - Portugal

Contemplado no segundo edital do Internacionaliza IFMG, Adriano cursou um semestre no Instituto Politécnico do Porto, onde desenvolveu o projeto “Otimização Topológica Aplicada em um Braço Robótico Flexível”. De acordo com Adriano, esse trabalho teve como objetivo analisar um modelo otimizado que suporte a carga pré-estabelecida e seja viável no ponto de vista da manufatura. 

 

Cleiton em frente a Escola de Engenharia do Instituto Politécnico do PortoCleiton de Oliveira Alves - Engenharia de Controle e Automação - Portugal

Contemplado no primeiro edital do Internacionaliza IFMG, Cleiton cursou um semestre no Instituto Politécnico do Porto, onde desenvolveu o projeto “Otimização da produção e armazenagem de energia fotovoltaica para dispositivos de baixo consumo”, orientado pela Prof.ª Zita Vale, da escola de engenharia do IPP e pela Prof.ª Michelle Santos, do IFMG. A ideia surgiu  da necessidade de aprimorar o projeto Sensores autônomos com comunicação sem fio para automação residencial, vigente no campus Betim e orientado pelo professor Leandro Freitas. Além disso, havia a necessidade de pesquisar dados que ainda estavam inconclusos.