Programas e Projetos (2023)
Projetos de pesquisa aprovados por editais internos e executados em 2023:
A CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA E DIGITAL E OS PADRÕES EMERGENTES DE METODOLOGIAS VOLTADAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS PANDÊMICOS E PÓS-PANDÊMICOS
Coordenador: Sineide Goncalves
Tendo em vista que muitas ferramentas e aplicativos ainda não contemplam devidamente metodologias de ensino criadas para suprir a defasagem de aprendizagem em língua portuguesa, o objetivo deste projeto é mostrar alguns recursos digitais que podem incentivar nossos alunos a ler e escrever a partir da educação remota. A relevância deste projeto se justifica por sugerir e apresentar algumas especificidades e contribuições do letramento digital como atividade de ensino e avaliação em tempos pandêmicos, como também, apresentar alguns recursos digitais que, diante de uma intervenção adequada, podem ser muito úteis para facilitar a aprendizagem remota de língua portuguesa em tempos pós-pandêmicos.
Caminhos para descolonizar o pensamento: Filosofia Africana e Afro Brasileiro no curriculum do Ensino Médio
Coordenador: Maisa Martorano Suarez Pardo
"O ensino de filosofia em todos os níveis educacionais sempre esteve fortemente associado à leitura, compreensão e exegese dos textos canônicos do arcabouço do pensamento ocidental, ignorando e desprezando filosofias e propostas oriundas de outras tradições culturais. Esse desprezo e negação da racionalidade do outro tem suas raízes nos processo coloniais a que os povos europeus submeteram o restante do mundo no período das grandes navegações e colonizações iniciado ainda no século XV. Assim, a partir de uma orientação eurocentrista e colonizadora, muitos modos de ser e de pensar foram sistematicamente excluídos dos estudos filosóficos como não-filosofia, pensamento não- sistemático – reservados apenas às tradições marcadamente originadas na tradição greco-
romana europeia. O presente projeto de ensino e pesquisa tem por objetivo a pesquisa de autores africnaos e afor-brasileiros de modo a encontrar caminhos possíveis para o ensino e para o curriculum dos estudantes de Ensino Médio."
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS PRÁTICAS DE ANÁLISE QUÍMICA, BASEADO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS, TOMANDO COMO MATRIZ FÁRMACOS E REMÉDIOS.
Coordenador: Walter Alves Durao Junior
Os fármacos e remédios estão sempre presentes no cotidiano das pessoas. A química dos fármacos ilustram a importância de se conhecer as estruturas moleculares e associá-las a finalidade de aplicação do remédio na vida das pessoas. Nesse contexto, é importante que os profissionais da educação associem a aplicação dos fármacos à vida das pessoas com informações sobre suas origens, como se manifestam, seus efeitos terapêuticos e como são obtidos. Conhecer as estruturas de alguns constituintes dos fármacos é fundamental para o contexto no ensino de química. Da mesma forma, levar o conhecimento de como quantificar determinados constituintes dos fármacos e descrever metodologias para quantificação, que caibam dentro do ensino de química para a formação do técnico é muito importante no processo de formação desse profissional. As propostas de práticas de análises de substâncias químicas em fármacos para o ensino de química quantitativa e análise instrumental do curso técnico de química do IFMG / BETIM trazem temáticas que favorecem o aprendizado dos conteúdos de ciências da natureza, relacionando ao cotidiano dos discentes aos conteúdos de análises químicas. Pretende-se investigar, selecionar e construir novas práticas experimentais permitindo ao discente, relacionar as aulas práticas das disciplinas com a qualidade química de alguns fármacos comuns no dia a dia das pessoas.
Desenvolvimento de sensores eletroquímicos para determinação de metais e moléculas de interesse social
Coordenador: Fernando Mota de Oliveira
O desenvolvimento de sensores eletroquímicos (SE) é área de intenso estudo na química pelas vantagens que podem apresentar na obtenção de informações sobre os sistemas químicos. Assim, estudos envolvendo SE podem gerar conhecimento sobre o mecanismo das reações, sua velocidade, quais espécies estão envolvidas e em qual quantidade. Tais informações são necessidades no estudo de complexos inorgânicos, na caracterização de água, no controle de qualidade de fármacos, em análises bioquímicas, entre outros. Portanto, em variados setores da sociedade os SE podem ser aplicados.
Introdução da escrita científica de artigos nas disciplinas experimentais de Química do IFMG/Campus Betim
Coordenador: Felipe Rodrigues de Souza
A pesquisa científica, no Brasil, é desenvolvida majoritariamente pelas Universidades Federais, pelos Institutos Federais e Centros Federais de Educação Tecnológica. Estudos mostram que os estudantes do ensino médio, assim como parte da sociedade, têm uma visão estreita do que um cientista/pesquisador faz e o contato com a pesquisa científica seria uma forma de mudar essa visão, uma oportunidade de experenciar uma abordagem diferente da relação entre teoria e prática e um oportunidade de aprender e aprimorar as formas de escrita de relatos científicos. Este projeto objetiva avaliar a inclusão da escrita científica na forma de artigo científico na rotina de aprendizagem dos alunos das disciplinas experimentais de Química. Os alunos ao final de cada semestre apresentarão na forma de um artigo um dos os temas abordados na disciplina, como parte dos requisitos de avaliação da disciplina. A avaliação dessa inclusão se dará através dados coletados durante as disciplinas em que o projeto for implementado, também serão aplicados questionários aos alunos sobre seus conhecimentos e experiências com metodologia científica, escrita científica e formas de publicações. Espera-se com esse projeto avaliar se a inclusão da escrita do artigo contribui para o aprimoramento da escrita científica dos alunos e para o conhecimento dos alunos sobre os métodos científicos e formas de divulgação científica.
Literafro - O portal da Literatura afro-brasileira
Coordenadora: Aline Alves Arruda
O literafro - Portal da Literatura Afro-brasileira - está ativo na Internet desde 2004, hospedado no provedor da Faculdade de Letras da UFMG. Ao longo deste período vem construindo um significativo acervo de dados biobibliográficos, historiográficos e críticos sobre mais de 120 autores, além de apresentar poemas, contos, crônicas, trechos de romances e peças teatrais, resenhas e artigos, todos disponibilizados gratuitamente para consulta e compartilhamento. Deste modo, o literafro vem se constituindo em eficiente instrumento de apoio pedagógico para a aplicação da Lei 10.639, que prescreve a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro- brasileira nas redes de ensino fundamental e médio de todo o país. O presente projeto objetiva ser um ""braço"" do projeto maior, coordenado pelo professor Marcos Alexandre na UFMG e viabilizar a continuidade da reestruturação e modernização da versão atual do portal. Em sua fase anterior, além de ampliar o acervo com a incorporação de novos autores, textos e escritos de recepção crítica, o projeto dotou o portal de novos instrumentos pedagógicos, tais como: abas específicas para autores, atores e grupos de Teatro Negro; abas específicas para editoras e editores negros; abas específicas com depoimentos em vídeo de autores e críticos. Neste momento, faz-se necessário o desenvolvimento de pesquisas de conteúdo para a composição cada uma destas abas. Além disso, a reestruturação proposta nesta atual fase, a terceira, prevê, de modo constante, tarefas que o projeto locado no IFMG, campus Betim contribuiria como maior interatividade com redes sociais; e ampliação do plano comunicacional do site.
Memórias da dualidade histórica da educação profissional a partir de uma perspectiva literária
Coordenador: Alex Lara Martins
Essa pesquisa compreende parte de um projeto em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG). A temática em discussão relaciona-se à história da dualidade educacional no Brasil, com foco nos processos de formação e consolidação da fragmentação escolar, que diferencia as possibilidades formativas de acordo com a classe social dos indivíduos. O problema dessa pesquisa visa esclarecer: “como a dualidade histórica da educação profissional se representa a partir da perspectiva memorialística da literatura de Machado de Assis?" A metodologia de análise textual baseia-se na epistemologia materialista, de abordagem qualitativa. A literatura será tomada como fonte historiográfica. Em especial, pretende-se relacionar os textos ficcionais e as contradições históricas da educação técnica profissionalizante no Brasil a partir do século XIX, tomando como pano de fundo as vivências e obras memorialísticas de Machado de Assis e seu ofício profissional.
Modelagem e Implementação de Rede Dinâmica Complexa de Osciladores Eletrônicos
Coordenador: Leandro Freitas de Abreu
"As redes complexas permitem o estudo e compreensão de vários sistemas, como a propagação de doenças, sistemas elétricos de potência, epidemias, sistemas multiagentes, entre outros. Contudo, redes complexas da vida real são difíceis de mensurar e manipular. Por outro lado, simulações numéricas nem sempre representam bem os desafios de um ambiente relevante, com presença de ruído, erros de modelagem, incertezas paramétricas, perturbações, entre outros.
Para obter um sistema complexo fácil de manipular e, ao mesmo tempo, capaz de representar as incertezas de uma aplicação real, osciladores eletrônicos não lineares se apresentam como uma opção poderosa, versátil e viável. Poderosa, por ser capaz de reproduzir diversos fenômenos observados em aplicações reais, como dinâmica caótica e sincronismo. Versátil, por possibilitar diferentes formas de acoplamentos com outros osciladores, usando circuitos relativamente simples. Viável, por ter baixo custo de produção, em comparação com outras redes complexas experimentais, como sistemas elétricos de potência, sistemas robóticos multiagentes, redes biológicas, entre outras possibilidades.
Este projeto propõe a continuidade de um projeto anterior, que desenvolveu modelo e implementação de osciladores eletrônicos, mas que ainda não foram experimentados em rede, formando uma rede dinâmica complexa. O objetivo é projetar o acoplamento dos osciladores, por meio da sua modelagem matemática, simulação e implementação eletrônica. Será implementada uma rede dinâmica complexa de osciladores e será realizada sua validação com o clássico modelo de Kuramoto.
Esta proposta alinha-se a projetos aprovados (Fapemig APQ-00781-21, CNPq 409487/2021-0) ambos com duração de 24 meses, mas que não aportaram todo o recurso necessário para o desenvolvimento. O projeto prevê ainda a interação com pesquisadores da UFMG, CEFET-MG e da Universidade Northwestern. Os resultados obtidos serão divulgados em eventos e revistas científicas com alcance nacional e internacional."
