Notícias
Alunos do Curso de Física participam de evento que discute o Ensino de Ciências
Alunos do Curso de Licenciatura em Física do IFMG Campus Congonhas apresentaram trabalho no II Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores (CECIFOP), realizado entre os dias 15 e 17 de maio de 2019 na Universidade Federal de Góias (UFG), no Campus Catalão (GO).
O trabalho, “Astronomia e Tecnologias Digitais, Tendências Observadas nas Publicações a partir de uma Revisão Bibliográfica junto aos artigos dos Simpósios Nacionais de Ensino de Astronomia”, propôs a realização de uma revisão bibliográfica a partir de artigos com temas relacionados à “Astronomia e tecnologias digitais” junto aos anais do Simpósio Nacional de Ensino de Astronomia (SNEA).
De acordo com o estudo, algumas conclusões obtidas, mostraram que o nível de ensino mais abordado nos trabalhos foi o Ensino Médio, o referencial teórico mais adotado foi a Aprendizagem Significativa de David Ausubel, o software educacional mais utilizado foi o Stellarium e os temas relacionados à Astronomia mais citados nos artigos foram estrelas e constelações.
Entre os quase 30 artigos pesquisados, “observou-se que apesar da popularização do smartphone, o número de publicações envolvendo esse dispositivo ainda é pequena, tendo apenas dois exemplares relacionados a essa temática. E apenas um artigo tratava da formação de professores, ou seja, percebe-se uma deficiência no número de publicações envolvendo Astronomia, tecnologias digitais e formação docente”.
O trabalho é de autoria do professor Arilson Paganotti e dos alunos Thiago Bissiate Monteiro e Jéssica Paiva Sousa do IFMG Campus Congonhas juntamente com o professor Marcos Rincon Voelzke da UNICSUL.
O Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores (CECIFOP) é promovido pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores (GEPEEC) a cada dois anos. O evento é um espaço de troca de experiências, análises e discussões sobre o ensino de Ciências para diferentes públicos e em diferentes espaços formativos.
Compartilhe