Notícias
Campus Congonhas completa 15 anos
Em março de 2006, a população do município de Congonhas e região ganhou uma unidade de ensino profissionalizante capacitada para oferecer cursos em diversas áreas. Naquela noite do dia 13 de março, nas instalações do Cine Teatro Leon, ocorreu a aula inaugural da UNED Congonhas, Unidade de Ensino Descentralizada, até então pertencente ao CEFET Ouro Preto. Estavam presentes alunos, direção, servidores da unidade, além de representantes da prefeitura municipal.
Foi um marco para a educação pública da região. Um ano mais tarde, ocorreu a cerimônia de inauguração deste campus, no dia 17 de agosto de 2007 e contou com a presença do então presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva. Em dezembro de 2008, a UNED Congonhas se tornou um campus ligado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais, integrando a rede federal da educação profissional, científica e tecnológica que abrange todos os estados brasileiros.
Com a missão de ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional, o Campus Congonhas, juntamente com outros 17 campi e o Polo de Inovação formam a rede IFMG, presente em cinco regiões do estado.
Neste sentido, o Campus Congonhas oferta três cursos integrados ao ensino médio – edificações, mecânica e mineração, três cursos técnicos subsequentes – edificações, mecânica e mineração, dois cursos concomitantes - edificações e mineração, além dos cursos superiores de engenharia de produção, engenharia mecânica, licenciatura em física e em letras. E ampliando os horizontes, oferta também o curso de pós-graduação em Gestão de Projeto e Operações.
Ao longo desses 15 anos, a instituição contabiliza quase dois mil formandos e atualmente o Campus Congonhas possui 1458 alunos matriculados nos diferentes níveis de ensino.
Para o Diretor Geral do Campus Congonhas, Professor Robert Cruzoaldo, o IFMG cumpriu com maestria o seu papel nesses 15 anos e continuará ocupando sua posição de destaque na oferta de um ensino gratuito e de qualidade em toda região. “É com grande alegria que comemoramos este marco tão importante para todos nós. Apesar da pandemia, que nos impede de estar fisicamente próximo da comunidade acadêmica, é o momento de agradecer a todos que idealizaram, implementaram, construíram e fizeram crescer esse grande projeto e enaltecer a toda equipe que trabalha conosco no dia a dia da instituição, docentes, técnicos administrativos, terceirizados, pela enorme dedicação e empenho. Não posso deixar de agradecer também a todos os nossos alunos, os egressos, pais e toda comunidade congonhense pelo carinho que todos tem pelo IFMG”. O diretor conclui com a expectativa para o futuro do campus: “esperamos ter condições de continuar transformando vidas e concretizando sonhos dos jovens e adultos da região do Alto Paraopeba por muitos anos, apesar de ser preocupante o momento que vivemos. Precisaremos de todos para defender a Educação Pública no Brasil”.
O Campus Congonhas, como parte do IFMG, tem o compromisso com a valorização do aprendizado através do desenvolvimento de habilidades e competências, e da geração de conhecimentos humanísticos, científicos e tecnológicos. Procura promover junto ao corpo discente amplo domínio das atividades intelectuais, culturais e práticas laborais, como instrumento de conquista da cidadania e de adaptação ao mercado de trabalho, preparando-os para agir com autonomia e responsabilidade. Para isso, desenvolve as bases tecnológicas em laboratórios de ensino e produção, enquanto também trabalha as bases instrumentais e científicas, na convivência diária e através de atividades de lazer, esportes, artísticas e culturais.