Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Preparação e Aplicação da Prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

publicado: 07/05/2018 14h13, última modificação: 07/05/2018 17h40

Tem início hoje, dia 7 de maio, o Seminário Preparatório para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2018 destinado aos alunos dos Cursos Técnicos Integrados em Edificações, Mecânica e Mineração.

A prova, etapa única da OBA, será aplicada no dia 18 de maio, entre 9 e 12 horas, no IFMG Campus Congonhas (a abrangência e a complexidade do conteúdo variam de acordo com a série ou ano de ensino). As inscrições podem ser feitas até o dia 15/05 na Área Pedagógica.

Visando contribuir para o desempenho dos alunos na OBA, o seminário abordará diversos temas previstos para a prova. O evento acontece de 13 às 14 horas no Auditório do Campus Congonhas, exceto as aulas de terça-feira que ocorrerão na sala 206 prédio 1. Confira a programação abaixo e participe!

Data Instrutor (a) Tema

07/05/18

(Segunda-feira)

Tatiana e Valmir

Etapa 1 - Lei da Gravitação universal, leis de Kepler, lei de Hubble, Gravitação: força gravitacional e peso. Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. Ondas, comprimento de onda, freqüência, velocidade de propagação, efeito Doppler. Magnetismo, campo magnético da Terra, espectro eletromagnético.

08/05/18

(Terça-feira)
Vanessa e Itauany Etapa 2 - Calor, Manchas solares, evolução estelar, estágios finais da evolução estelar (buracos negros, pulsares, anãs brancas), origem do sistema solar e do universo. Constelações e reconhecimento do céu.

10/05/18

(Quinta-feira)
Arilson Paganotti Etapa 3 - Como os astronautas se comunicam no espaço. Quais velocidades atingem os veículos espaciais (foguete e satélite)? Velocidade de escape. Tipos de órbita de um satélite (circular, elíptica, polar, geoestacionária). O campo gravitacional terrestre. Como manter e controlar um satélite em órbita.

11/05/18

(Sexta-feira)
Amanda e Bruce

Etapa 4 - Por que os corpos queimam ao entrar na atmosfera terrestre? Quanto da massa total de um foguete é combustível? Quais são os combustíveis utilizados nos foguetes e nos satélites? O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto.

14/05/18 (Segunda-feira) Aline Vidal e Leonard Etapa 5 - Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão.  Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio.

15/05/18

(Terça-feira)
Tabatha, Beatriz e Ronie Etapa 6 - Corpos celestes: planetas, satélites, asteroides, cometas, estrelas, galáxias. Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. Lua, Origem, movimentos de rotação, fases e outras características.

16/05/18

(Quarta-feira)
Aline Campos e Maria Luiza Etapa 7 - A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006, do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes). A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. História da Astronomia. A Corrida Espacial e a Guerra Fria.

17/05/18

(Quinta-feira)
Paulo Henrique e Matheus Etapa 8 - A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager). Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os foguetes brasileiros (foguetes de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites-VLS). Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações. A Estação Espacial Internacional (ISS). O Telescópio Hubble. As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA). Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton.  Os ônibus espaciais.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) reúne alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e/ou privadas, englobando ainda outros temas estudados em Física. É realizada anualmente, juntamente com a Mostra Brasileira de Foguetes, em parceria com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Para mais informações, entre em contato com o professor Arilson Paganotti, coordenador do projeto, pelo e-mail arilson.paganotti@ifmg.edu.br.

registrado em: