Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Protótipos de pontes construídos pelos alunos surpreendem pela eficácia

Protótipos de pontes construídos pelos alunos surpreendem pela eficácia

publicado: 14/08/2018 15h13, última modificação: 17/08/2018 17h43

O desafio: construir modelos em escala reduzida de um sistema estrutural de uma ponte, a ser submetida a um teste de carga, utilizando apenas palitos de picolé e cola. O resultado: estruturas que surpreenderam pela eficiência suportando até 147 vezes o peso de sua própria estrutura.

Para planejar e construir os protótipos, os alunos do 5º período do Curso de Engenharia de Produção tiveram que realizar uma análise estrutural de possíveis opções e tipos de pontes a serem modeladas, além de avaliar uma estimativa da carga de colapso que poderia provocar um dano permanente na estrutura.

A atividade tinha como objetivo aplicar os conceitos aprendidos de análise estrutural, resistência de elementos, distribuição de esforços e dimensionamento abordados na disciplina de Resistência dos Materiais. O projeto envolveu oito equipes que tiveram um mês para desenvolver os projetos.

“Os alunos se dedicaram e o desempenho superou as expectativas”, afirma o professor Gabriel Nunes que conduziu o trabalho. “Além de estimular uma competição saudável entre os alunos, a iniciativa mostrou a capacidade de transpor desafios aplicando as teorias clássicas da engenharia em atividades práticas.”, ressaltou.

As pontes limitadas a 1,2 metros de comprimento com um vão livre de 1 metro, tinham como meta inicial suportar uma carga de 30kg. A ponte menos resistente suportou aproximadamente 60kg, o dobro do mínimo estipulado, e a ponte mais resistente suportou até 160kg não apresentando nenhum deslocamento expressivo nem perda de estabilidade.

registrado em: