Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Conselho Acadêmico
conteúdo

Conselho Acadêmico

por marcio.pires publicado 25/05/2020 10h54, última modificação 17/01/2024 09h41

🆙 O Conselho Acadêmico é um órgão consultivo e deliberativo no IFMG Campus Conselheiro Lafaiete que tem como finalidade assessorar a gestão administrativa e acadêmica do Campus. É composto por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica: docentes, discentes e técnicos-administrativos, além de representantes da direção.

✅ Compete ao Conselho Acadêmico:

  • implementar as políticas institucionais referentes ao ensino, à pesquisa, à extensão e à administração, no âmbito do Campus;
  • acompanhar e avaliar o desempenho do Campus quanto às diretrizes, objetivos estratégicos e metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional;
  • aprovar o calendário acadêmico;
  • deliberar sobre os casos omissos e as dúvidas suscitadas na aplicação deste Regimento.

✅ Membros do Conselho Acadêmico:

  • Diretor(a)-Geral, que o preside;
  • um representante para cada uma das áreas de: ensino, pesquisa, extensão e administração, indicado pelo(a) Diretor(a)-Geral.
  • dois representantes do corpo docente, em efetivo exercício, indicados por seus pares;
  • dois representantes do corpo técnico-administrativo, em efetivo exercício, indicados por seus pares; e
  • dois representantes do corpo discente, regularmente matriculados e indicados por seus pares.

Para cada membro efetivo do Conselho Acadêmico haverá um suplente, cuja designação obedecerá às normas previstas para os titulares, com exceção do presidente que terá, em sua falta e impedimentos legais, o seu substituto formalmente nomeado.

✅ Eleições Conselho Acadêmico

As eleições são realizadas a cada dois anos, sendo eleitos dois representantes de cada categoria, sendo que para cada representante efetivo deverá ser eleito também um suplente. Durante as eleições, cada segmento deve eleger apenas seus próprios representantes. Podem se candidatar todos os servidores do quadro permanente e em efetivo exercício na instituição, bem como os estudantes regularmente matriculados e que tenham, no mínimo, dezesseis anos.

Ícone de download Resultado Final - 2023

Ícone de download Resultado Preliminar - 2023