Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG anuncia abertura dos editais para o Processo Seletivo 2025

IFMG anuncia abertura dos editais para o Processo Seletivo 2025

publicado: 20/08/2024 14h17, última modificação: 23/08/2024 16h12

🆙  Nesta segunda-feira, 19 de agosto, o IFMG lançou os editais do Processo Seletivo 2025 (exame de seleção e vestibular) para cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio e cursos de graduação. São 4.665 vagas gratuitas, distribuídas em 122 cursos nos 18 campi da instituição: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

🙋🏻‍♂️ 🙋🏻 As inscrições têm início no dia 26 de agosto e vão até 7 de outubro. O ingresso dos novos estudantes será no primeiro semestre letivo de 2025.

Clique Aqui | Edital 306/2024 - Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Clique Aqui | Edital 307/2024 - Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio

🤔 Integrado X Subsequente: qual escolher?

Ícone de download Cursos Técnicos Integrados - Os estudantes cursam o Ensino Médio juntamente com a formação técnica. Isso significa que ao final do curso, ele terá concluído tanto o ensino médio quanto a qualificação técnica na área escolhida. Este formato é ideal para quem está saindo do Ensino Fundamental e deseja obter uma formação profissional ao mesmo tempo em que completam a educação básica.

Ícone de download Cursos Técnicos Subsequentes - São destinados a quem já concluiu o Ensino Médio e busca uma formação técnica. Esses cursos permitem que os estudantes adquiram habilidades específicas e se preparem para o mundo do trabalho, focando diretamente na área técnica escolhida.

Clique Aqui | Conheça os cursos ofertados no Processo Seletivo 2025

✅ Opções de Concorrência

Ícone de download Classificação na 1ª Opção: Se o candidato for classificado dentro do número de vagas do curso escolhido como 1ª opção, ele será automaticamente excluído das listas das demais opções (2ª e 3ª), devendo ocupar a vaga na 1ª opção. Após isso, não será mais convocado para os outros cursos.

Ícone de download Classificação na 2ª Opção: Se o candidato não for classificado na 1ª opção, mas conseguir pontuação suficiente na 2ª opção, ele deverá ocupar a vaga da 2ª opção, sendo retirado das listas da 1ª e 3ª opções.

Ícone de download Classificação na 3ª Opção: Caso o candidato não consiga classificação nas duas primeiras opções de curso, mas seja convocado na 3ª, ele ocupará a vaga dessa escolha, não podendo ser chamado para as demais.

Ícone de download Excedência em todas as opções: Com a publicação do resultado final do Processo Seletivo, caso o candidato ainda não esteja na lista de classificados na 1ª, 2ª ou na 3ª opção de curso, o mesmo passará a concorrer às vagas excedentes da 1ª opção de curso escolhida.

⚠️ ATENÇÃO!
Durante o processo seletivo não será permitido ao candidato abrir mão da vaga para a qual foi convocado, mesmo que esteja na condição de excedente em outras opções. É importante que os interessados consultem os editais abaixo para compreender as regras de convocação, critérios de classificação e demais orientações.

✅ Formas de Seleção

Para os cursos técnicos integrados, a seleção consistirá em uma prova objetiva de conhecimentos gerais e constituída por 50 questões de múltipla escolha. O conteúdo da prova é baseado na matriz de referência do Currículo Básico Comum do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, conforme descrito no Edital.

A prova objetiva será presencial (17 de novembro) e aplicada nas cidades onde os cursos estão sendo ofertados, além das cidades de Mariana e Capelinha.

⚠️ ATENÇÃO!  Quem optar pelos cursos técnicos subsequentes participará de um sorteio público das vagas disponíveis. O sorteio será realizado no dia 11 de novembro, às 14 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do IFMG no YouTube: o IFMG Play. O link será disponibilizado na página: concurso.fundacaocefetminas.org.br. E, para garantir a transparência da ação, a gravação do sorteio também ficará disponível no canal do IFMG Play.

✅ Vagas

Das vagas totais disponibilizadas, 3.334 estão distribuídas em 68 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (para quem já concluiu o ensino fundamental) e cursos técnicos subsequentes (para quem possui o Ensino Médio completo), além de 1.330 vagas para aqueles interessados em ingressar em um dos 54 cursos de graduação.

✅ Inscrições

O Processo Seletivo 2025 será gerido pela Fundação Cefet Minas (FCM), contratada pelo IFMG. O sistema de inscrições estará disponível na página da fundação a partir de 26 de agosto, onde os candidatos deverão se cadastrar e escolher o curso.

A taxa de inscrição para os cursos técnicos integrados é de R$60; para cursos técnicos subsequentes e Graduação, a taxa é de R$30. Uma das novidades deste ano é que aqueles que efetuarem o pagamento do boleto até 9 de setembro terão a taxa reduzida para R$50 (cursos integrados) e R$20 (cursos técnicos subsequentes e Graduação).

⚠️ ATENÇÃO!  Os pedidos de isenção da taxa de pagamento poderão ser solicitados até o dia 13 de setembro.

🙋🏻‍♂️ 🙋🏻 Clique Aqui | Inscreva-se a partir de 26 de agosto

✅ Canal de Atendimento

Aqueles que tenham dúvidas ou demandas relacionadas ao Processo Seletivo 2025 devem entrar em contato por meio do e-mail vestibular@ifmg.edu.br

A Diretoria de Processos Seletivos de Estudantes (DPSE) ressalta a importância de ler os editais e os documentos com atenção para não perder nenhuma informação importante.