Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2018 > Aluno do Projeto de Extensão do Campus Conselheiro Lafaiete é o único mineiro selecionado para participar de treinamento visando as Olimpíadas Mundiais de Matemática

publicado: 13/06/2018 23h23, última modificação: 20/06/2018 17h41

guilherme wagner daniel obmep

(foto: Professor Wagner, aluno Guilherme, Professor Daniel)

O aluno do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr. – projeto de extensão desenvolvido no IFMG-Campus Avançado Conselheiro Lafaiete), Guilherme Carvalho Senra, participou de uma prova seletiva do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e foi selecionado para integrar a equipe que participará do Treinamento Olímpico Intensivo, em São Paulo, visando as Olimpíadas Mundiais de Matemática.

Segundo Rodrigo Macedo, da Divisão de Programas de Extensão Acadêmica do IMPA, um total 480 (quatrocentos e oitenta) alunos participaram do teste de seleção para o treinamento da OBM/IMPA e foram selecionados apenas 14 (quatorze) com melhor desempenho em todo o território nacional. O treinamento ocorrerá na cidade de São Paulo, entre os dias 28/06/18 e 01/07/18 e tem o objetivo de capacitar os alunos para as Olimpíadas Internacionais de Matemática.

O PIC, desenvolvido no IFMG – Campus Avançado Conselheiro Lafaiete, sob a Coordenação do Professor de Matemática Wagner Monte Raso Braga (Campus Betim), está há três anos ofertando formação matemática a estudantes medalhistas da OBMEP, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica Jr., patrocinadas pela CAPES, órgão de fomento vinculado ao MEC, em parceria com o IMPA e com a Coordenação Regional da OBMEP (MG 010), de Ouro Preto. Em 2018, o Projeto ganhou reforço com o professor de Matemática Daniel Hilário da Silva (Campus Conselheiro Lafaiete), participante.

Apesar do projeto estar sendo desenvolvido em nosso Campus há apenas três anos, contando, em 2018 com a participação dos professores Daniel Hilário da Silva (Campus Conselheiro Lafaiete) e Wagner Monte Rosa Braga (Campus Betim) já obteve um resultado extraordinário, pois o nosso aluno Guilherme foi o único mineiro, neste ano, selecionado a participar do programa de treinamento do IMPA.

Guilherme Carvalho Senra

Guilherme Carvalho Senra - aluno selecionado