Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2016 > Voando alto: Campus realiza oficina e lança foguetes

Voando alto: Campus realiza oficina e lança foguetes

Senso ambiental e interesse por Astronáutica, Astronomia, Física e Química: cerca de 90 estudantes do Campus constroem foguetes com material reciclado e os lançam por meio de mistura química.
publicado: 20/11/2016 16h21, última modificação: 21/11/2016 13h20

Educação não se faz apenas com teoria, muito menos no confinamento da sala de aula. É necessário subverter a lógica da transmissão de conteúdo, da aula expositiva e dos alunos em bancos escolares tendo o professor à sua frente. Buscar o exercício prático e lúdico na produção do conhecimento, por meio do “pôr a mão na massa”, é uma saída dotada de sentido. Assim, consegue-se subverter a lógica tradicional da educação bancária, denunciada por Paulo freire.

Aproximar os estudantes da construção, em ato, de conceitos de Química e Física foi o que o Campus Lafaiete alcançou com a construção e o lançamento de foguetes, fruto da participação na X MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), cujo objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e demais ciências afins.

09/04: Oficina de construção de foguetes

Em 09 de abril, o Campus realizou a 1ª Oficina de Foguetes de 2016. O evento, organizado pelos professores Fernando Jesus (Física), Alessandra Diniz (Química) e Marcela Lima (Artes) e Ana Flávia Melillo Ramos (Assistente Social) contou com a participação de cerca de 90 estudantes do 1º ano dos cursos Integrados.

O objetivo da oficina foi prepará-los para o lançamento de foguetes que ocorreria nas semanas seguintes, como parte da participação do Campus na 1ª fase da MOBFOG, evento organizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), que envolve alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A Mostra acontece anualmente na cidade do Rio de Janeiro e conta com os melhores foguetes da fase escolar.

Durante a oficina, os estudantes tiveram a oportunidade de receber orientações para a construção de bases de lançamento, com o intuito de melhorar resultados e também possibilitar a classificação para a etapa nacional. Para a construção das bases,  os alunos utilizaram tubos e  conexões de PVC,  lacres de nylon e braçadeira de metal, já os foguetes forma construídos com garrafas pets, o que desenvolve o senso ambiental.

Os alunos demonstraram muito empenho e habilidade no desenvolvimento de seus projetos. Ao longo das semanas seguintes, eles arremataram os detalhes de seus foguetes e realizaram testes de lançamento para alcançar excelentes resultados, mostrando-se muito ansiosos para a competição, que ocorreria em breve.

“Na oficina, os professores nos apresentaram a forma de montar o foguete, começando desde a base até o próprio foguete. Ensinaram formas para que o lançamento ocorresse de modo certo, sem contratempos. Eu ajustei pouca coisa depois, fiz alguns cálculos e cheguei ao resultado final”, comentou o aluno Guilherme Franco – Mecânica 1° Ano.

02/05 a 09/05: Lançamento de foguetes

Entre os dias 02 a 09 de maio, foi realizada a etapa escolar da X MOBFOG no Campus. As atividades foram organizadas pelos professores Fernando Jesus (Física) e Alessandra Diniz (Química). Os lançamentos ocorreram no campo de futebol da escola e empolgaram os participantes.

Foram muitos momentos de aprendizagem, descontração e comemoração, que promoveram a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, mobilizando um mutirão escolar de atividades aeroespaciais. Os lançamentos mostraram na prática vários conceitos que são discutidos em sala de aula, tornando os assuntos mais interessantes e motivando os alunos no estudo da Física e da Química.

Os foguetes, propelidos com a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre, chegaram a alcançar a marca de 107m, um recorde no Campus. Esse resultado é consequência da preparação promovida pela oficina anterior e também dos dois dias de testes antes do lançamento oficial. Apesar do bom resultado, a meta de 120m não foi alcançada, o que classificaria as equipes para a Jornada de Foguetes do Rio de Janeiro. Não foi dessa vez, mas todos ficam na expectativa para 2017.

Mal acabou o lançamento deste ano, os alunos já estão pensando no do próximo, traçando metas e imaginando o que modificar em seus projetos para superar a marca desejada.

“No dia do lançamento, tivemos alguns contratempos, como lançar quatro vezes, mas ao final nós obtivemos a maior marca da escola, o que foi muito legal. Essa experiência nos fez aprender muito das partes didáticas do lançamento e tudo foi muito proveitoso para nós, além de ter sido uma experiência descontraída. Ano que vem eu com certeza vou tentar de novo!”, afirmou Guilherme, dono da maior marca do Campus.

Os estudantes participaram também da OBA, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, no dia 13 de maio. A Olimpíada é realizada anualmente pela SAB em parceria com a AEB e tem o intuito de despertar o interesse dos jovens por Astronomia e Astronáutica, premiando-os com medalhas, brindes e certificados.

Parabéns a todos os envolvidos!

Informações: www.oba.org.br

Fonte: Projeto de Extensão Jornal InFolafaiete – Conselheiro Lafaiete - MG | abril - 2016 Nº 02