Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2020 > IFMG-CL doa protetores faciais para Secretaria Municipal de Saúde do município

IFMG-CL doa protetores faciais para Secretaria Municipal de Saúde do município

publicado: 21/05/2020 17h15, última modificação: 21/05/2020 17h15

No dia 19 de maio, o IFMG Campus Avançado Conselheiro Lafaiete realizou a doação de 200 protetores faciais (máscaras do tipo face shield) para a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Conselheiro Lafaiete. Os protetores faciais serão destinados aos profissionais da saúde do município que têm atuado exemplarmente no combate ao novo coronavírus.

O material é resultado do projeto “Rede de Colaboração IFMG com instituições públicas e privadas de combate à Covid-19” que faz parte de algumas ações do IFMG no combate ao avanço do coronavírus.

Os protetores foram produzidos em parceria com a empresa Sumiriko Indústria de Borrachas, com sede em Mateus Leme, região metropolitana da capital Belo Horizonte. A parceria com o Instituto Federal foi oficializada em abril, de forma que o IFMG fornece os insumos para produção e a Sumiriko executa o projeto do molde e a fabricação do suporte das máscaras.

Importante ressaltar que não houve repasse de recurso financeiro para a empresa, uma vez que o único interesse nesta parceria se restringe à atuação conjunta para cooperar com o SUS, no sentido de evitar o desabastecimento de insumos necessários ao atendimento da população.

Segundo a Secretária de Saúde de Conselheiro Lafaiete, Rita de Kássia Silva Melo, o material chegou em excelente momento. “Agradecemos muito ao IFMG Conselheiro Lafaiete, pois a Secretaria de Saúde não tinha as máscaras para serem usadas no hospital referência de Covid-19, veio num ótimo momento. Agradeço muito toda a colaboração, toda a parceria nesse momento.”

O Diretor Geral do IFMG Campus Avançado Conselheiro Lafaiete, Rodrigo de Andrade Reis, ressaltou a importância de ações como estas junto a comunidade. “Um dos principais objetivos dos Institutos Federais é atuar de forma harmoniosa e efetiva junto às necessidades dos municípios onde estão inseridos. No nosso caso, o IFMG tem buscado, através da ciência, tecnologia e inovação ajudar as cidades de Conselheiro Lafaiete e região com produtos que possam dar proteção aos profissionais de saúde e com insumos no combate ao coronavírus. Já havíamos realizado a doação do álcool 70% ao município no mês passado e agora doamos os protetores faciais. Ficamos felizes em saber que o material chegou em momento tão importante para o município que inaugurará o hospital de campanha referência em Covid-19”. O hospital de referência funcionará nas instalações do Hospital São Camilo e terá capacidade para 60 leitos.