Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2020 > Professor do IFMG-CL lança livro premiado em concurso italiano

Professor do IFMG-CL lança livro premiado em concurso italiano

publicado: 11/05/2020 15h30, última modificação: 11/05/2020 15h30

livro carlos (2).jpgAcaba de ser lançado em formato digital o livro “A escola do diabo: indígenas e capuchinhos italianos nos sertões da América”, de autoria do professor de história do IFMG- Conselheiro Lafaiete, Carlos Henrique Cruz. A obra é resultado da pesquisa de doutoramento defendida pelo docente em 2018 na Universidade Federal Fluminense e premiada pelo Istituto Sangalli per la storia religiosa no mesmo ano. No livro, Carlos trata do trabalho dos capuchinhos italianos diante da alteridade americana, especialmente no catecismo dos indígenas acusados de “feiticeiros do diabo”.

Anualmente o Istituto Sangalli, instituição italiana que busca promover o conhecimento e a pesquisa sobre a história e a religião de diversas culturas, realiza um concurso internacional para seleção das pesquisas mais significativas no campo da história religiosa. Os dois melhores estudos são premiados com a publicação e divulgação da pesquisa no formato de livro pela editora da Universidade de Florença. Por indicação de sua orientadora, Carlos inscreveu sua tese no concurso de 2018 e foi premiado em primeiro lugar, sendo o seu livro a primeira obra ganhadora do concurso a ser publicada em Língua Portuguesa pela editora.

A versão digital de “A escola do diabo” pode ser acessada gratuitamente em https://www.fupress.com/catalogo/a-escola-do-diabo/4021. Em breve, a obra também será lançada em formato impresso e disponibilizada na biblioteca do IFMG- Conselheiro Lafaiete.

O IFMG-CL parabeniza o professor Carlos Henrique pela publicação do livro!!!