Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2020 > Projeto Intervalo Cultural promove eventos voltados para o setembro amarelo
conteúdo

Notícias

Projeto Intervalo Cultural promove eventos voltados para o setembro amarelo

Neste mês de setembro, estão em pauta questões sobre saúde mental
publicado: 21/09/2020 14h22, última modificação: 25/09/2020 09h57

Neste mês, o IFMG campus Conselheiro Lafaiete, por meio do Projeto Intervalo Cultural, promove ações voltadas para o setembro amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio. A ideia é conscientizar e refletir, com alunos e servidores, sobre a importância de se discutir saúde mental, bem como tirar dúvidas sobre o tema, tão importante em tempos de isolamento.

A programação conta com dois eventos. No dia 23/09, às 18h, será apresentado o Festival de Cinema "Quarentena em 1 minuto", para os alunos e servidores de dois campi, Conselheiro Lafaiete (Projeto Intervalo Cultural) e Piumhi (Projeto Arte na rampa), com o intuito de promover integração e falar sobre os acontecimentos atuais. Este evento contará com as participações de especialistas e/ou premiados no festival, que são Fabiana de Sousa (professora de Artes IFMG Conselheiro Lafaiete), André Pédico (professor de Artes CEFET/MG), Marina Marcon (profissional de audiovisual), Pedro Braga (ator e professor de teatro do IFNMG/Diamantina), Francismara Guerra (professora de Matemática IFMG/Congonhas) e Gabriel Ribeiro Lobato (aluno do ensino médio da Escola Estadual Sérgio de Freitas Pacheco, de Uberlândia/MG).

De acordo com a Professora Fabiana Sousa, "este festival ocorreu entre abril e junho de 2020. Foi um evento de extensão do IFMG Conselheiro Lafaiete e colaboradores externos. O intuito foi mobilizar os estudantes e a comunidade externa a transformarem experiências do isolamento social em um filme de um minuto. O tema foi abordado sob perspectivas como, por exemplo, o cotidiano solitário em casa e a violência doméstica contra a mulher".

A partir do dia 25, será realizado o evento "Conversando sobre saúde mental", exclusivo do campus Conselheiro Lafaiete, de forma indireta, por meio de postagens pelas redes sociais, com a participação da psicóloga Luciana Ignachiti Barbosa, que responderá a perguntas enviadas pela comunidade acadêmica. Também contará com a apresentação "Inspire-se", do grupo de dança do campus, e com um correio virtual para o envio de mensagens aos amigos que estão em quarentena. 

De acordo com a atual coordenadora do projeto, Mariana Schuchter, "saúde mental não é um tema facilmente compreendido pela sociedade. Por isso mesmo, não é algo de que só se deva falar em setembro. Esta questão deve estar sempre presente, principalmente no ambiente escolar, e se mostra ainda mais importante neste momento de quarentena. Nossos alunos e servidores estavam acostumados a encontrar uns aos outros em sala de aula, no corredor, no ambiente do campus em geral. A ideia é que, mesmo temporariamente privados desses encontros, eles se sintam abraçados". 

Você pode enviar sua pergunta para a psicóloga e/ou sua mensagem para o correio virtual, até o dia 24/09, para o e-mail: comunicacao.conselheirolafaiete@ifmg.edu.br.