Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Noticias 2022 > Encerramento da V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG Campus Conselheiro Lafaiete
conteúdo

Notícias

Encerramento da V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG Campus Conselheiro Lafaiete

publicado: 01/11/2022 19h05, última modificação: 01/11/2022 20h52

🇧🇷 Aconteceram entre os dias 26 a 28 de outubro a "V Semana de Ciência e Tecnologia do  IFMG Campus Conselheiro Lafaiete  (V-SCT-IFMGCL)" que representa um dos eventos de manifestação local, desenvolvidos e atrelados à 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

 A 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI. O tema deste ano é “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”

 A 19ª SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de Instituições, a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País.

A V-SCT-IFMG-CL é um evento organizado pela comissão local e sediado no IFMG Campus Conselheiro Lafaiete, cujo objetivo é promover o desenvolvimento de projetos de naturezas distintas (Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica), que convirjam com a temática da 19ª SNCT, aproximando professores e alunos do Campus em torno do processo de produção do conhecimento e também fomentando a instrumentalização da comunidade do campus em espaços para além da sala de aula.

Solenidade de abertura da V-SCT-IFMG-CL 

A solenidade de abertura da V-SCT-IFMG-CL aconteceu no dia 26 de outubro e contou com a presença dos alunos dos cursos integrados, professores e servidores do campus. Após a composição da mesa e a execução do Hino Nacional, o Professor Fernando Jesus de Oliveira, Presidente da Comissão Organizadora oficializou o início da V-SCT-IFMG-CL. Em seguida foi realizada uma apresentação do Grupo de Dança do IFMG Campus Conselheiro Lafaiete.

Na sequência, foi promovida pelo Professor Carlos Henrique Alves Cruz uma palestra com o tema "Os 200 anos da Independência do Brasil: diferentes interpretações de um evento histórico".

Ainda no dia 26 de outubro, à noite, o Diretor do Campus de Conselheiro Lafaiete, Rodrigo de Andrade Reis iniciou a solenidade de abertura da V-SCT-IFMG-CL  para os alunos dos cursos subsequentes em Eletrotécnica e Mecânica.

Em seguida, foi promovida pelo Professor Públio Matheus Souza Verona uma palestra com o tema "Direitos trabalhistas: o que preciso saber".

De 26 a 28 de outubro foram realizadas as apresentações dos projetos desenvolvidos pelos alunos dos cursos integrados em Mecânica e Eletrotécnica.

✅ Projeto: PICS no SUS: inovação em 200 anos de saúde pública e cuidado integral do ser - Professores responsáveis: Anderson de Souto e Cristianele Lima Cardoso.

“A comemoração dos 200 anos da Independência é uma oportunidade de nos pensar como sociedade e indivíduos e de celebrar, mas lembrar como nós fomos, somos e almejamos ser. "Comemorar" significa "com memória", é, então, analisar o passado e almejar um futuro melhor.

Por isso, nosso projeto PICS no SUS: inovação em 200 anos de saúde pública e cuidado integral do ser vai focalizar a saúde pública brasileira e revisitar sua história, até chegarmos à política de vanguarda das PICS no SUS. As PICS são práticas integrativas e complementares em saúde, vindas de saberes tradicionais milenares, que atuam ao lado da medicina convencional para a promoção da saúde de nós brasileiros.

Temos o objetivo de ressaltar as PICS como avanço e inovação em saúde humanizada no SUS dentro desses 200 anos, porque elas ampliam nosso conceito de saúde, para além do aspecto físico e leva o cidadão a ser mais independente e responsável por sua própria saúde.

Vamos divulgar 7 PICS ofertadas na rede pública do SUS; destacar seu acesso como complemento de saúde e sua reivindicação; observá-las como recursos de autocuidado e autoconhecimento de uma saúde mais integral do sujeito.” 

✅ Projeto: Outras independências: a construção da brasilidade em diversos tons - Professores responsáveis: Carlos Henrique Alves Cruz e Viviane Gonçalves Curto.

✅ Projeto: Hospícios, manicômios, colônias: discutindo questões sócio-históricas ligadas à saúde mental no Brasil - Professores responsáveis: Mariana Schuchter Soares, Sintia Soares Helpes e Venilson Luciano Benigno Fonseca.

✅ Projeto: Astronomia brasileira: 200 anos de história - Professor responsável: Fernando Jesus de Oliveira.

✅ Projeto: Elaboração de projetos utilizando a placa microcontroladora Arduino - Professor responsável: Cristiano Oliveira de Souza.

✅ Projeto: Grandes matemáticos do Brasil império e república - Professor responsável: Alexandre Correia Fernandes.

✅ Projeto: Da independência política à construção da cultura e identidade nacional brasileira - Professor responsável: José Aelson da Silva Junior.

✅ Projeto: Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta de inclusão social no ambiente educacional - Professor responsável: Alex Sander Miranda Lobo.

✅ Projeto: Indústria sucroalcooleira no Brasil: história, tecnologia e perspectivas - Professor responsável: José Carlos Leandro de Sousa.

✅ Projeto: O trabalho satisfatório/insatisfatório da indústria brasileira nos últimos 200 anos - Professor responsável: Rodrigo de Andrade Reis.

🆙 Os alunos dos cursos subsequentes em Eletrotécnica e Mecânica puderam conhecer os projetos desenvolvidos pelos alunos dos cursos integrados. Os alunos do curso subsequente em Mecânica tiveram a oportunidade de participar do “Treinamento sobre motores a combustão interna” promovido pelo Engenheiro Carlos Junior da Empresa CYA Tratores.

Cerimônia de encerramento da V-SCT-IFMG-CL

🇧🇷 No dia 31 de outubro aconteceu a cerimônia de encerramento da V-SCT-IFMG-CL, na qual foi feita a entrega dos certificados para os projetos mais representativos. Em 3°lugar, o projeto "Hospícios, manicômios, colônias: discutindo questões sócio-históricas ligadas à saúde mental no Brasil" (Professores responsáveis: Mariana Schuchter Soares, Sintia Soares Helpes e Venilson Luciano Benigno Fonseca) Em 2º lugar, o projeto “Outras independências: a construção da brasilidade em diversos tons” (Professores responsáveis: Carlos Henrique Alves Cruz e Viviane Gonçalves Curto). Em 1° lugar, o projeto “PICS no SUS: inovação em 200 anos de saúde pública e cuidado integral do ser” (Professores responsáveis: Anderson do Souto e Cristianele Lima Cardoso.

Foi realizada também a entrega das medalhas para os alunos premiados no Projeto: “Intervenção Lúdica: Gol a Gol (Artilheiro)” e para as melhores apresentações no “Festival de Karaokê”.

E para finalizar, em comemoração ao Halloween aconteceu também um desfile de fantasias. Os alunos com as fantasias mais criativas e melhor performance na passarela foram premiados com uma medalha e uma pequena cesta de doces.

🙋🏻‍♂️ 🙋🏻Parabéns a todos!!!