Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2026 > Seleção bolsista e interessados em participar de equipes da Olímpiada Nacional em História do Brasil (ONHB-2026)
conteúdo

Notícias

Seleção bolsista e interessados em participar de equipes da Olímpiada Nacional em História do Brasil (ONHB-2026)

publicado: 07/04/2026 16h05, última modificação: 07/04/2026 16h08

SELEÇÃO – ONHB 2026
Bolsa e participação em equipes

Projeto:  A Olímpiada Nacional em História do Brasil (ONHB) como recurso pedagógico no ensino de História para estudantes do ensino médio.

📅 Período de inscrição: 09 a 18/04/2026
👨‍🏫 Coordenação: Prof. Carlos Henrique Cruz


🎓 Bolsa disponível

  • 01 vaga para estudantes do 1º, 2º ou 3º ano
  • 💰 Valor: R$ 300,00/mês
  • Duração: 8 meses

👥 Quem pode participar?

  • Estudantes interessados em competir na ONHB
  • Não é obrigatório ser bolsista
  • ✅ Participação garante substituição de uma atividade avaliativa (5 pontos)

📚 Sobre o projeto

Uso da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) como ferramenta de aprendizagem, com foco em:
  • análise de documentos históricos
  • interpretação crítica
  • trabalho em equipe

Função do bolsista

  • Atuar como capitão e orientador de equipe (3 estudantes)
  • Auxiliar o professor nas atividades da ONHB
  • Colaborar em oficinas e ações acadêmicas

🗓️ Como funciona

  • Equipes com 3 estudantes
  • 6 fases online (maio e junho)
  • Encontros semanais de orientação ⏰ Quinta ou sexta, das 12h30 às 13h30

📝 Seleção (16/04/2026) – 12 horas.

  • 1) Entrevista com os interessados
  • 2) Perfil de apresentação do candidato - (escrever ou digitalizar em uma folha o seu perfil de aluno, interesse com a história e se, possível, os nomes de estudantes da equipe que formou para participar da olímpiada). – Equipe formada é um diferencial na seleção!

ATENÇÃO: Estudantes interessados em participar da Olímpiadas, mas não como orientador bolsista, são bem vindos no projeto! Os alunos que participarem da olímpiada, compondo equipes, terão uma atividade avaliativa substituída pela participação, ou seja, terão os 05 pontos correspondentes no trimestre.

Resumo do projeto e atribuições do bolsista

O projeto tem como objetivo desenvolver a capacidade de análise documental dos alunos do ensino médio do IFMG campus Conselheiro Lafaiete por meio da utilização das fases da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) como ferramenta pedagógica. O estudante bolsista selecionado atuará como orientador e capitão de equipe (cada uma, composta por três estudantes, incluindo o capitão), auxiliando o professor-orientador na realização das tarefas correspondentes às fases da ONHB do ano de 2026. Além disso, também colaborará na organização e condução de outras atividades inspiradas nas olímpiadas, que serão oferecidas aos demais estudantes do campus, como oficinas temáticas e outras ações acadêmicas voltadas ao desenvolvimento de habilidades de análise histórica e de interpretação de fontes documentais.

O projeto será desenvolvido ao longo do ano letivo de 2026 e terá como base a participação dos estudantes nas atividades da ONHB. Inicialmente, serão formadas equipes compostas por três estudantes, conforme as regras da olimpíada, sob orientação do professor responsável.  O estudante bolsista selecionado atuará como capitão de equipe e monitor, auxiliando tanto na organização das equipes quanto no acompanhamento das atividades online.

Durante o período de realização da olimpíada em 2026, as equipes participarão das seis fases online da competição, que ocorrem semanalmente entre os meses de maio e junho. A cada nova fase, será realizado um encontro de orientação e discussão, no qual os estudantes analisarão coletivamente os documentos apresentados e debaterão possíveis interpretações para a submissão das respostas. Os encontros acontecerão quinta ou sexta-feira no horário de 12.30 à 13.30.

🙋🏻‍♂️🙋🏻 Confira o Calendário da ONHB em 2026 - CLIQIE AQUI