Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Núcleo de Apoio Educacional (NAE)
conteúdo

Núcleo de Apoio Educacional (NAE)

por alessander.thomaz publicado 22/04/2016 01h09, última modificação 26/06/2023 18h24

O Núcleo de Apoio Educacional (NAE) oferece suporte às atividades de ensino e aprendizagem do IFMG Itabirito. Visa contribuir efetivamente com a melhoria das práticas de ensino dos cursos ofertados pelo campus e acompanhamento do estudante. Neste âmbito, o NAE atua com a colaboração direta da direção de ensino e os demais setores da unidade. Coopera com atividades integradas de formação que envolvem, além do ensino, a pesquisa e a extensão.

Pedagogia

Umas das áreas que constituem a atuação do NAE é o campo da Pedagogia. A Pedagogia é uma ciência que busca compreender as práticas educativas em sua totalidade, em conjunto com diversos outros campos de conhecimento. Neste particular, a pedagogia realiza um trabalho de acompanhamento dos sujeitos, tratando a educação como fenômeno complexo e interdisciplinar. Áreas como gestão educacional, trabalho docente e novas metodologias e práticas de aprendizagem são alguns dos temas de interesse da Pedagogia. Está representada no NAE pela atuação do Pedagogo somado às linhas de atuação das Políticas de Apoio ao indivíduo e atendimento pedagógico discente/docente.

O trabalho da pedagogia do NAE está voltado à gestão de processos educativos numa perspectiva mais ampla. Nesse sentido atua nos processos de organização e sistematização de práticas de ensino, melhoria das condições de aprendizagem, no fortalecimento e incentivo da prática reflexiva dos professores e acompanhamento da vida acadêmica dos estudantes. 

ATENDIMENTO PEDAGÓGICO
Ana Paula Batista de Oliveira
Pedagoga – Mestra em Educação

CONTATO: