Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE)
Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE)
Apresentação
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE), na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, surgiu por meio do Programa TecNep (Programa de Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) que está ligado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. Tal programa visa a inserção e o atendimento dos alunos com necessidades educacionais específicas nos cursos de nível básico, técnico e tecnológico nas Instituições Federais de Ensino, em parceria com os sistemas estaduais e municipais. No IFMG -Campus Avançado Itabirito o NAPNEE foi instituído através da Portaria nº 15/2016.
Missão
Articular pessoas e instituições, buscando desenvolver ações de inclusão, envolvendo técnicos administrativos em educação, docentes, profissionais contratados, discentes, pais e a comunidade externa em geral. Dessa forma, o Núcleo pretende implantar a cultura da "educação para a convivência" e a aceitação da diversidade, buscando principalmente a quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais.
Público Alvo
Considera-se público alvo do NAPNEE todas as pessoas com necessidades educacionais específicas:
- Estudantes com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental e sensorial.
- Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com Transtorno do Espectro Autista.
- Estudantes com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
- Estudantes com distúrbios de aprendizagem e/ou necessidades educacionais específicas provisórias de atendimento educacional.
O NAPNEE tem por finalidade promover a convivência, o respeito à diferença e, principalmente, buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, comunicacionais e atitudinais na instituição e no espaço social mais amplo, de forma a efetivar os princípios da educação inclusiva.
Composição
Paulo José Chaves Mendanha - Coordenador
Ana Paula Batista de Oliveira - 1ª secretária
Fernanda Diniz Gomes - 2ª secretária
Adriana Luziê de Almeida - membro
Jaqueline de Oliveira Santana - membro
Bárbara Stephany de Lima Dias Oliveira- AEE (Atendimento Educacional Especializado)
napnee.itabirito@ifmg.edu.br
barbara.dias@ifmg.edu.br