Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ambiente de Inovação

publicado: 24/05/2024 13h06, última modificação: 25/06/2024 13h28

IFMG- CAMPUS ITABIRITO.png

O QUE É UM AMBIENTE DE INOVAÇÃO

Os Ambientes de Inovação são compostos por Habitats de Inovação e demais espaços e ações destinadas para o desenvolvimento da Inovação e Empreendedorismo, promovendo experiências criativas a partir do trabalho colaborativo de servidores, estudantes e agentes da sociedade.

Ambiente de Inovação e Empreendedorismo Campus Itabirito (AIE - ITA)
O espaço começou a ser implementado no início de 2022 e é resultado de uma parceria entre o Instituto, a  Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e a Prefeitura de Itabirito. O local de 76,6 m^2 conta com impressora 3D, máquina de corte a laser, parafusadeira/furadeira, kits de robótica, kits de microcontroladores, além de dois computadores de alta performance. O AIE será destinado à pré-incubação de projetos de pesquisa, espaço maker e coworking.

Ambiente de Inovação e Empreendedorismo - IFMG- Campus Itabirito

Modalidades de utilização do espaço:

Pré-incubadorasuporte a empreendedores que estão na fase de ideação para transformar suas ideias em  negócios por meio de um processo com metodologia que utiliza serviços de consultoria técnica e mercadológica, assessorias, cursos e apoio institucional, além de networking e aproximação com entidades financeiras e de investimento.

- Espaços Makersmodalidade que favorece os conceitos da fabricação digital e do “faça você mesmo”, possibilitando que alunos e empreendedores façam seus próprios protótipos e até mesmo produtos.

- Coworking: espaço compartilhado que oferece infraestrutura para que profissionais de diferentes áreas possam executar seus trabalhos, interagindo com outras pessoas e ampliando sua rede de contatos.

EDITAIS DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO
-Neste espaço serão inseridos editais de projetos e cursos no AIE - concluídos ou em aberto.
25/06/2024

RESULTADO PRELIMINAR DO EDITAL 95/2024

O AIE-TA torna público o  documento de homologação das inscrições do Processo Seletivo para colaborador externo para atuar em ações de sensibilização e prospecção de projetos do AIE-ITA, regido pelo Edital 95/2024.

EDITAL 105/2024- PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O CURSO FIC" PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL: PATENTES MARCAS E OUTRAS PROTEÇÕES"

Ambiente de Inovação - AIE-ITA, torna público o  Edital 105/24 de processo seletivo de alunos para o curso "Proteção da Propriedade Intelectual: Patentes, marcas e outras proteções" no Ambiente de Inovação - AIE-ITA aprovado no Edital 3/2024, voltados à comunidade acadêmica e externa.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EDITAL 106/2024- PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O CURSO FIC "INTRODUÇÃO À ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Ambiente de Inovação - AIE-ITA, torna público o Edital 106/2024 de processo seletivo de alunos para o curso "Introdução à Energia Solar Fotovoltaica" no Ambiente de Inovação - AIE-ITA aprovado no Edital 3/2024, voltados à comunidade acadêmica e externa.

12/06/2024

EDITAL 95/2024

O Ambiente de Inovação e Empreendedorismo (AIE-ITA) do IFMG-Campus Itabirito (AIE-ITA) torna público edital 95/2024, que dispõem sobre o processo seletivo de Colaborador Externo para atuar com Prospecção e Sensibilização no Ambiente de Inovação.

O bolsista receberá o valor referente a modalidade Colaborador Externo, com requisito de Graduação, Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT-D), para um período de atuação de 30 horas semanais, no valor de R$ 3.600,00 (três mil e seiscentos reais).

Para efetivação da inscrição, o candidato deverá disponibilizar as informações pessoais e profissionais por meio do formulário eletrônico de inscrição disponível pelo link https://forms.gle/9ZLXxst3cbdqLA8S7 e submeter os requisitos do edital se candidatando à vaga.

11/06/2024
EDITAL 94/2024

O Ambiente de Inovação e Empreendedorismo (AIE-ITA) do IFMG-Campus Itabirito (AIE-ITA) torna público o EDITAL 94/2024, que dispõem sobre o processo seletivo de servidores para atuarem na Coordenação de Projetos de Inovação com Tema Livre.

O bolsista receberá o valor referente a modalidade Coordenador de Programa ou Projeto(CPP), com requisito de Mestrado, Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT-B), para um período de atuação de 10 horas semanais, no valor de R$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos reais).

Para efetivação da inscrição, o candidato deverá disponibilizar as informações pessoais e profissionais por meio do formulário eletrônico de inscrição disponível pelo link https://forms.gle/u1mSzemyPDDFfS7v5 e submeter o projeto se candidatando à vaga
EDITAL 93/2024

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG - Campus  Itabirito, por meio do Ambiente de Inovação - AIE-ITA, torna público o  Edital Nº 93/2024, que dispõem de processo seletivo de servidores interessados em ministrar cursos no Ambiente de Inovação - AIE-ITA, voltados à comunidade acadêmica interna e externa, nos termos abaixo especificados. ATENÇÃO: as inscrições poderão ser feitas do dia 17/06/2024 ao dia 30/06/2024.

-Neste espaço serão inseridas informações dos projetos desenvolvidos no AIE

Cursos
-Neste espaço serão inseridas informações sobre cursos ofertados pelo ambiente de inovação

Eventos